Unidade passa a incorporar fundição e abastece a produção do Yaris Cross; reconstrução da planta original deve terminar em 2028.
Ouça esta notícia
A Toyota passou a incorporar nesta terça-feira (22) a fundição à produção de motores em sua fábrica provisória de Porto Feliz (SP). A unidade foi montada após um vendaval destruir, em 22 de setembro de 2025, a fábrica principal de motores da empresa na cidade.
A operação temporária produz o motor 1.5 usado no Yaris Cross, modelo fabricado em Sorocaba, enquanto os motores 2.0 do Corolla e do Corolla Cross continuam sendo importados já montados. A interrupção causada pelo evento climático afetou também as linhas de veículos da montadora em Indaiatuba e Sorocaba, que ficaram paradas por 42 dias.
Produção provisória ganhou fundição
A fábrica temporária começou a operar em 26 de janeiro, com 373 colaboradores, e já produziu 42 mil motores, segundo a Toyota. O ritmo informado é de 400 unidades por dia.
Fábrica provisória em números
Infográfico com dados das fontes citadas na notícia.

Até agora, o processo local se limitava à usinagem e à montagem do motor 1.5. Com a inclusão da fundição, uma etapa que era realizada fora do país passa a integrar a operação em Porto Feliz.
| Indicador | Dado |
|---|---|
| Início da operação provisória | 26 de janeiro |
| Colaboradores na abertura | 373 |
| Motores já produzidos | 42 mil |
| Ritmo de produção | 400 por dia |
Reconstrução da fábrica original
A unidade destruída fica a 11 quilômetros da fábrica provisória e está sendo reconstruída integralmente. A Toyota informou que a nova estrutura de fundição terá resistência 45% maior do que a anterior.
Segundo a montadora, apenas o piso original foi aproveitado. A área da planta será ampliada, mas a empresa não divulgou o tamanho da expansão nem os valores dos danos e do investimento específico na unidade temporária.
A previsão é que a fábrica principal volte a montar os motores 2.0 em 2028. Depois disso, a produção do motor 1.5 deve retornar gradualmente ao local. Os gastos com a reconstrução fazem parte do plano de investimentos de R$ 11,5 bilhões da Toyota no Brasil até 2030.
Vendaval interrompeu produção no país
O vendaval atingiu Porto Feliz às 13h de 22 de setembro de 2025 e arrancou quase todo o telhado da fábrica, então responsável pelos motores da linha Corolla e Corolla Cross. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas tiveram ferimentos leves.
A Defesa Civil registrou rajadas de até 90 km/h e, posteriormente, classificou o fenômeno como uma microexplosão atmosférica, com base em imagens de satélite. A fabricação de Corolla, Corolla Cross e Yaris para exportação foi retomada de forma gradual em Indaiatuba e Sorocaba em 3 de novembro de 2025; o lançamento do Yaris Cross, inicialmente previsto para outubro, foi adiado para o mês seguinte.
O que muda para a produção
Com a fundição incorporada à unidade provisória, a Toyota internaliza em Porto Feliz mais uma etapa de fabricação do motor 1.5 do Yaris Cross. A produção dos propulsores 2.0 para Corolla e Corolla Cross, porém, seguirá dependente de unidades no exterior até a retomada da fábrica reconstruída.
Com informações de UOL.

