A coluna de hoje traz uma troca muito legal onde eu e meu amigo Renato Stochi falamos um pouco sobre o desenvolvimento humano dentro das empresas.
Será que as empresas investem eu seu bem mais precioso que são seus colaboradores?
Ou será que elas ainda olham para isso com medo, pois um profissional treinado e capacitado poderá ser alvo do concorrente?
Ricardo:
As empresas investem em treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores por vários motivos, onde dois são muito relevantes.
– MELHORIA DA PERFORMANCE: o treinamento ajuda os funcionários a adquirir novos hábitos, conhecimentos e habilidades, o que leva a uma melhoria significativa na performance e na produtividade.
– RETENÇÃO DE TALENTOS: ao investir em seus colaboradores as empresas mostram que valorizam e se importam com o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, o que gera maior confiança e engajamento dos mesmos.
Porém, há um contraponto em tudo isso e ele está justamente na mentalidade de cada Diretor e na cultura de cada empresa.
Enquanto uns acreditam que oferecer um ambiente de crescimento para seus funcionários gera engajamento e retenção de talentos, outros ainda pensam que treiná-los é prepara-los para os concorrentes. O problema é que o segundo pensamento é dominante em pequenas e médias empresas.
Renato:
Investir em educação corporativa não precisa ser uma operação complicada, pelo contrário, investir em treinamento significa qualificar para o mundo competitivo atual de negócios, o principal ativo de uma empresa: SEUS FUNCIONÁRIOS.
É possível dividir o processo de treinamento e desenvolvimento das equipes em 4 etapas.
Vamos aos passos para construir a ideia de um treinamento eficiente.
- PESQUISA
É importante saber o que sua empresa e colaboradores precisam desenvolver nesta ação. Deve-se primeiramente fazer o levantamento das necessidades de treinamento. - PLANEJAMENTO
Após pesquisar-se os porquês do treinamento, é a hora de planejar como as informações irão se materializar nos treinamentos.
Exemplo: foi visto na pesquisa que a equipe de vendas está com dificuldades para atingir as metas.
Essa simples informação pode inspirar a criação de um treinamento. - APLICAÇÁO
Agora é a hora de transformar todas as pesquisas e planejamentos em ações concretas.
Para isso é preciso:
– definir conteúdos
– público alvo
– produção de material para o treinamento. - ANÁLISE E APRIMORAMENTO
Após aplicar o treinamento é importante verificar se ele está sendo realmente efetivo e quais ponto precisarão ser aprimorados.
Deve-se monitorar o desempenho dos colaboradores nas atividades, ajudando o RH a aprimorar constantemente os treinamentos.
Ricardo:
É interessante essa análise que o Renato nos trouxe, pois treinar por treinar não faz sentido. É preciso ter foco, planejamento e principalmente, saber onde se quer chegar.
Hoje muitas empresas contratam Coachs, Mentores e Consultores que trabalham por contrato de 1 ano com o objetivo de realizar todas as etapas definidas pelo Renato.
Eles avaliam a empresa em seu momento atual, entendem os resultados que a empresa busca, traçam um plano de treinamento, mentoria e acompanhamento para poderem entender como os projetos estão sendo realizados e quais resultados se têm obtido a partir das ações propostas.
Uma empresa que pressiona continuamente seus colaboradores a entregarem melhores resultados usando sempre as mesmas ferramentas, tendem a recuar em relação aos seus concorrentes que em vez de pressionar, estão caminhando lado a lado e treinando seu pessoal.
Lembre-se do que Simon Sinek disse: “100% dos colaboradores são pessoas. 100% dos clientes são pessoas. 100% dos investidores são pessoas. Se você não entende de pessoas, não entende de negócios.”
Renato:
As vantagens que se obtém investindo em treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores são os seguintes:
– capacitação profissional ( colaborador )
– desenvolvimento pessoal ( colaborador )
– melhoria do clima organizacional
– aumento da produtividade ( colaborador – vendas )
– melhora a confiança
– diminui a rotatividade
– aumenta a credibilidade da empresa.
Treinamento não é gasto. Treinamento INVESTIMENTO na sua empresa e nos seus colaboradores.
Então, meu conselho de hoje é: Se você é o Diretor da sua empresa e ainda não investe nisso, crie uma agenda de Treinamento para seus colaboradores. Se você que está lendo é o Colaborador da empresa, então invista em você, mas dê a sugestão ao RH da sua empresa para que pensem em investir mais em vocês!
Quando o gerente vier cobrar metas, lembre-se que o mundo está mudando rápido e enquanto você fizer as mesmas coisas, do mesmo jeito todos os dias, será difícil alcançar resultados extraordinários!
Obrigado Renato pela participação e contribuição na coluna de hoje!
Ótima semana a todos!