Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Você empreendedor se preparou para pagar o 13º Salário?

22

O fim do ano chegou, decorações de Natal a postos e o comércio só pensa no 13º Salário. Como você enxerga o 13º? Aqueles que contam nos dedos a hora de receber o dinheirinho extra? Ou quem não sabe de onde vai tirar para pagar seus funcionários? Se você é patrão sabe quanto essa hora é difícil, se é funcionário tente só por um momento se colocar no lugar do seu patrão e ver que nem tudo são flores.

Pois é, se você odeia o quinto dia útil e tem pavor do dia 20 você é um empreendedor, não porque acha injusto pagar a remuneração dos seus colaboradores, afinal eles estão lado-a-lado na trincheira da sua guerra diária. O problema é a quantidade de impostos, obrigações trabalhistas, datas acumuladas de folha de pagamento com fornecedores e outras despesas como energia, segurança etc.

Daí em dezembro, que era para salvar o ano, tenho que dobrar a maior e mais representativa linha do orçamento: folha de pagamento. Antes de você, funcionário, que nunca empreendeu antes, achar que é choro sem motivo, saiba que a maioria dos negócios hoje apresenta resultado negativo, ou quando vai muito bem, o resultado é algo entre 5% a 10% do faturamento. Isso significa que para uma loja que vende R$ 100 mil por mês menos de R$ 10 mil sobram para seu patrão fazer reinvestimentos na loja, pagar algum imprevisto e se der fazer sua retirada.

Empreendedor que nunca desiste, aqui vai uma dica que vale ouro: poupe todo mês 1 décimo do valor da sua folha de pagamento em uma conta poupança vinculada ao seu banco. Não faça no fim do mês se sobrar, faça logo no começo, escolha a melhor data para você entre dias 1, 5, 10 ou 15 no máximo, neste dia transfira um décimo (10%) do valor do total da sua folha para uma conta poupança. Começando em Fevereiro (eu sei que Janeiro é duro, mas este é assunto para outra dica) dará tempo até Novembro para guardar todo o 13º e você ainda poderá “escorregar” 1 vez no ano, colaboradores pagos em dia são mais fiéis e gratos.

Este é o começo de uma série de dicas para você empreendedor, uma vez por mês você receberá orientações e uma vez por mês seus funcionários também receberão uma dica, então fique atento para acompanhar a próxima dica para sua empresa e quando a dica for para os funcionários, encaminhe para eles também! Colaboradores sem problemas financeiros são mais motivados e produtivos!

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.