Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Varanda gourmet; saiba mais sobre esse espaço inspirador

É comum hoje encontrar varandas maiores que as salas e muitos proprietários optam pela união desses dois ambientes.

467

 A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Atualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.

A varanda ampla se tornou uma extensão da sala e também da cozinha. Quando possui equipamentos como fogão cooktop, forno e bar é um espaço destinado a apreciação de uma boa comida e bebida, com uma tendência brasileira de acontecer ao ar livre decorrente do nosso clima tropical, passa a ser designada como varanda gourmet.

Reprodução

Há alguns anos atrás os edifícios começaram a introduzir em seus projetos as varandas, cujas áreas variavam entre 14 e 30m². Hoje é comum já virem equipados com pia e churrasqueira e até mesmo forno de pizza. A concepção evoluiu ao longo dos anos. Hoje, por exemplo, há empreendimentos com varanda de 78,00m².

Segundo estudiosos do assunto, há 30 anos surgiu no Rio Grande do Sul as primeiras varandas gourmet. Os gaúchos, ao se mudarem para apartamentos, não queriam abrir mão do churrasco e colocaram a churrasqueira na sacada. Aos poucos, a novidade chegou a São Paulo e logo se espalhou pelo Brasil. Atualmente, as pessoas compram e equipam com tudo – cooktop, grelha, adega, geladeira, american bar. O mercado não possui estatísticas sobre o quanto a existência de uma varanda gourmet ajuda na hora da venda, mas não à toa cerca de 80% dos lançamentos hoje oferecem esse item. O retorno das equipes de vendas deixa claro que os clientes se encantam pelo atrativo.

Reprodução

A varanda gourmet aparece em duas configurações distintas. A primeira é como espaço integrado à cozinha e, nesse caso, possui equipamentos necessários para complementar o preparo das refeições, como bancada – com torneira e cuba –, forno, churrasqueira ou fogão. A segunda é como um lugar de convivência anexo à sala, que pode ou não ter equipamentos, mas precisa contar com infraestrutura prevista para tudo isso. É possível fazer uma varanda gourmet em um espaço até de 6m², em que se consegue colocar uma mesa de 90cm com quatro cadeiras e uma bancada de 1,50m.

LAZER E CONTEMPLAÇÃO

É comum hoje encontrar varandas maiores que as salas e muitos proprietários optam pela união desses dois ambientes. Integrando a grande varanda ao estar e criando um espaço gourmet amplo, pode-se cozinhar olhando para o mar, com os amigos ao redor. As novas plantas estão acompanhando uma mudança importante de hábitos da sociedade, com o aproveitamento máximo dos espaços sociais da casa, onde se possa desfrutar do convívio dos amigos e familiares, contemplando belas vistas e estando em segurança.

Fontes:

https://publicidadeimobiliaria.com/o-que-varanda-gourmet-qual-o/

https://casa.abril.com.br/ambientes/varanda-gourmet-a-mais-pedida/

https://br.pinterest.com/search/pins/?rs=ac&len=2&q=varanda%20gourmet&eq=varanda&etslf=4191&term_meta[]=varanda%7Cautocomplete%7C0&term_meta[]=gourmet%7Cautocomplete%7C0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1