Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Valinhos: Chuva acima do esperado faz Defesa Civil orientar moradores nas áreas de risco

O esperado era que o índice de chuvas diminuísse em fevereiro, mas não foi o que aconteceu, causando encharcamento do solo em áreas com risco de deslizamento na cidade.

24

O ano de 2019 começou diferente do que se esperava com relação ao índice de chuvas na região: com um janeiro mais seco e fevereiro mais chuvoso, o solo permanece encharcado, aumentando o risco de deslizamentos em regiões como a do Parque Portugal, em Valinhos (SP), onde a Defesa Civil tem realizado ações de conscientização aos moradores.

Além das construções irregulares em áreas de risco, como encostas de morros, caixas d’água também foram instaladas no meio desses morros, provocando um perigo ainda maior, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Valinhos, Israel Andreoli.

“A principal dificuldade é conscientiza-los dessa construção irregular. Com os deslizamentos as caixas d’água vão cair, junto com essas águas vão descer as outras, e vão destruir as próprias casas dos moradores”, explica.

Em uma das encostas, grande parte da vegetação foi destruída pela retirada irregular de areia. As chuvas dos últimos meses fizeram com que o local se transformasse em uma espécie de paredão. A quantidade de rachaduras impressiona.

As visitas da Defesa Civil são diárias, de acordo com o órgão. O objetivo é acompanhar a situação e orientar os moradores, mas alguns deles afirmam que nunca receberam a visita, como é o caso de Elaine Moreira. “Aqui nunca vieram, nunca apareceu ninguém”.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1