Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Vai alugar um imóvel? Veja as dicas para locador e locatários do consultor Paulo Rogério Sigrist

6
No caso de alguma divergência, a riqueza de detalhes sobre o estado do imóvel no contrato é que irá resguardar o direito das partes numa eventual briga judicial.

O locador, proprietário do imóvel, tem por obrigação num contrato locatício de entregar o imóvel em boas condições de uso, com toda a parte elétrica e  hidráulica funcionando, estrutura em perfeito estado que ofereça segurança e sem vícios que comprometam a ocupação do local, como goteiras, defeitos em portas e janelas.

Todo e qualquer problema na parte estrutural do imóvel é de responsabilidade do locador, e se solicitado manutenção deve atender o locatário de imediato. Já outros como limpeza de caixa d’água, manutenção preventiva e pequenos reparos, são de responsabilidade do locatário. Estes pequenos cuidados / reparos se referem a interruptores de energia, fechaduras, portas de armário, troca de lâmpadas, manutenção de jardins, poda de árvores, por exemplo.

iStock

Na confecção do contrato, é importante destacar os detalhes sobre o objeto da locação (casa, apartamento, galpão, chácara, terreno, sala comercial…), informando se a pintura é nova ou usada (bom estado ou não), se todos os acessórios estão funcionando (como ar condicionado, chuveiro, churrasqueira, fogão, coifa…) e o estado em que se encontram.

Tendo um relatório detalhado do estado do imóvel, não haverá problema na rescisão do contrato, pois se constar a pintura como nova por exemplo, o inquilino tem a obrigação de pintar o imóvel para devolução em igual estado. Acompanham também a verificação de outros itens e acessórios especificados, que também devem ser entregues nas mesmas condições. No caso de alguma divergência, a riqueza de detalhes sobre o estado do imóvel no contrato é que irá resguardar o direito das partes numa eventual briga judicial.

Arquivo pessoal

Paulo Rogerio Sigrist – www.sgtimoveis.com.br …

www.sgtimoveis.com.br

Imagem em destaque/reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.