Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Transformando a minha vida

17

No meu dia a dia pessoas me procuram para compartilhar da necessidade, que por vezes urgente e radical, de uma mudança em suas vidas. E claro esperam um direcionamento. Pessoas que simplesmente estão frustradas, esgotadas ou até mesmo destruídas por um determinado padrão que outrora fora escolhido de maneira precipitado ou sem lucidez para viverem. Interessante e preocupante o fato de inúmeros estarem completamente decepcionados com suas escolhas.

Não há como negar que existem caminhos que aos nossos olhos e coração parecem ser o ideal, mas na prática seu fim nem sempre é o melhor. Isto revela a dificuldade que possuímos em nossas escolhas. Salomão escreve: “Há certos caminhos que parecem perfeitos, mas quem segue por eles acabará encontrando a morte.” Provérbios 14.12 – Embora pareça radical é cheio de verdade.

Qualquer transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos e eis aí um dos maiores empecilhos para se alcançar sucesso nesta tão desejada e nova empreitada. Ou seja, é importante compreender que: do pessoal ao profissional, o sucesso resulta em iniciar um processo de mudança em si mesmo, que por não ser uma tarefa fácil, acaba sendo deixado de lado. Então, infelizmente, segue-se a vida com insatisfação, comodidade, frustrações e com o medo de arriscar. E ainda para muitos, existe o medo de não saber como conviver com uma situação que lhe traga a plenitude desejada.

O óbvio é que tais pessoas querem ter, em um futuro próximo, felicidade e sonhos realizados, mas na hora de executar um plano de ação para chegar lá, acabam se perdendo pelo caminho, alguns até mesmo na largada, infelizmente já presenciei tal realidade por inúmeras vezes.

É fácil de observar também que a maioria falha não porque não tem capacidade para as devidas mudanças, mas porque simplesmente parecem não acreditar em si mesmas, ou seja, os únicos limites reais são aqueles que elas mesmo colocam.

Bem, nesse sentido, parece claro que um dos primeiros passos para a tão desejada transformação é identificar quais são os pensamentos e as crenças que nos limitam a tomar atitudes diferentes em nossa vida e no nosso cotidiano. Não tem como: mudar os pensamentos e as emoções que nos enfraquecem é uma necessidade imprescindível.

Pense nisto, para que qualquer transformação aconteça temos de nos empenhar ao máximo para isso e sem ficar impondo limites. Temos de assumir ser donos da nossa história e cientes de que reescrevê-la não é uma tarefa nada fácil.

Não é difícil perceber que inúmeras pessoas gastam mais tempo tentando sobreviver com seus conflitos do que em existir com as diversas superações e conquistas. Certamente não porque não sejam inteligentes, mas sim provavelmente porque não sabem claramente o que querem para suas vidas.

Decidir desenhar uma nova visão sobre o futuro significa obter um senso de realidade do que estamos vivendo no presente, daquilo que nos cerca. Significa resgatar a capacidade de sonhar, a possibilidade que cada um temos de criar nosso próprio futuro, exercendo diariamente nosso poder de escolhas e de decisões. É exercer o poder de criar um novo futuro a partir do hoje, libertando-se da prisão imposta pelos manipuladores que desejam nosso fracasso.

Nem sempre em nossos empreendimentos de transformações seremos de imediato bem-sucedidos. Mas limitar as possibilidades antes de tentar é decretar um fracasso antecipado. Todos merecemos mais do que isso. Mas particularmente, sempre me deparo com as tantas desculpas. São inúmeros os obstáculos que as pessoas impõem antes mesmos das mais simples tentativas.

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” (William Shakespeare) – Não há como negar, nossa mente controla todos os aspectos da nossa vida.

Lembre-se, uma transformação pessoal sempre irá requer substituição de velhos hábitos por novos!

Que pena, embora nunca seja tarde, só desejarmos que mudanças aconteçam de forma consciente quando o caos se instala e a vida parece se tornar insuportável. Claro que não é regra, sempre há exceções. Algumas pessoas estão sempre procurando melhorar, se aperfeiçoar e seguir o fluxo.

Quantas vezes ouvimos de nossas próprias bocas: poderia ter mudado, poderia ter feito, poderia ter sido forte e persistente, poderia…, sem coragem somos vencidos pelo medo, de ser, de ousar, de agir. Criar uma vida nova seria bem fácil se não fossem os obstáculos!

Verdade é que nem sempre será possível controlar as adversidades externas que que podem acontecer independente da nossa vontade, no entanto, quanto melhor lidarmos com nossos sentimentos e emoções, mais controle teremos sobre nós mesmos e desse modo lidaremos melhor com as objeções que aparecerem ao longo desta nova trajetória desejada.

O ponto é que lá no fundo todos sabemos o que fazer para alcançar as mudanças, porém pouquíssimos de nós fazemos aquilo que sabemos para conseguir alcança-las. E os sinais continuarão desesperadamente anunciando de que algo em nós está pedindo por tais transformações. Anunciando que não suportaremos por muito tempo aquilo que temos vivido. É preciso ousar querer!

Bem, é preciso ousadia para que possamos lembrar que temos potencial e recursos ilimitados para nos tornarmos quem realmente buscarmos ser. É fundamental encontrar satisfação nesta trajetória para que valha a pena superar os obstáculos ou mesmo abrir mão dos prazeres do agora em benefício de uma pessoa melhor, que produzirá um futuro brilhante.

Pessoas bem-sucedidas certamente aprenderam que para alcançar os objetivos sempre terão de pagar um preço. Mudanças tem um preço no qual muitos não estão dispostos a pagar. Pessoas fracassadas sempre serão motivadas somente pelo hoje.

Decida exatamente o que você deseja alcançar em cada etapa da sua vida. O simples ato de decidir aumenta grandemente a probabilidade de que você irá, de fato, conquistar essas coisas. A força da mudança e o esforço dependem de nós.

“Um pouco mais de persistência, um pouco mais de esforço, e o que parecia ser um fracasso se transforma em um sucesso glorioso” – Elbert Hubbard, filósofo e escritor norte-americano.

Por fim, não devemos nos esquecer de uma coisa nessa aventura: de admirar cada conquista neste processo de transformação. Porque o sucesso conquistado principalmente será nosso, embora os que estiverem ao nosso redor também poderão desfrutar. É importante ter em mente também que a pressa não é uma boa companheira. Ir devagar sempre nos permitirá ter mais perspectiva, ser mais conscientes de cada passo dado, dos erros cometidos e das correções que podem ser aplicadas.

Imagens; reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.