Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Sorocaba: Passageira relata caos após pouso de emergência em aeroporto de Minas Gerais: ‘Não era nosso dia’

37
Aeronave da Latam, que fazia a rota Guarulhos – Londres, teve que descer no aeroporto mineiro e os pneus foram danificados.

Uma empresária de Sorocaba (SP) publicou em suas redes sociais um vídeo no qual sua mãe narra o desespero enfrentado no voo que precisou fazer um pouso de emergência, na madrugada desta quinta-feira (20), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

Nas imagens divulgadas por Érica Valverde, Leocadia Valverde relata momentos de pânico enquanto observa os bombeiros do lado de fora da aeronave. O voo LA8084 seguia de Guarulhos para Londres (assista acima).

“Eu não consigo falar, estou muito nervosa. Conseguimos descer com vida, os bombeiros estão lá fora tentando não deixar o avião pegar fogo. Foi um caos aqui o que aconteceu, mas nós estamos bem”, conta.

De acordo com a BH Airport, a pista foi fechada à 1h43, quando o Boeing 777 com 339 passageiros precisou fazer o pouso forçado em Confins. Até as 12h30, 129 voos haviam sido afetados.

Leocadia conta que o piloto avisou a tripulação da gravidade da situação e que ele precisou jogar combustível fora enquanto sobrevoava Minas Gerais, antes do pouso de emergência. “Estamos bem, mas hoje não era nosso dia”, completa.

A assessora de comunicação Márcia Stival também publicou em uma rede social o alívio depois que o avião pousou.

A BH Aiport e a Latam informaram que todos os passageiros foram retirados em segurança. A aeronave Boeing 777 teve os oito pneus danificados, que terão que ser trocados na pista. Cada um deles pesa 250 quilos. Os pneus novos e um macaco hidráulico devem vir de São Paulo.

TV Globo apurou que os pneus podem ter sido danificados durante o pouso de emergência por problemas elétricos. Como o avião estava pesado por estar com tanque cheio para chegar a Londres, o sistema de sensores e plugues que esvaziam pneus para evitar que eles estourem e causem acidente grave pode ter sido acionado.

Em nota, a Latam Airlines Brasil informou que o voo LA8084 partiu de São Paulo à 0h30 e alternou para Confins em razão de questões técnicas. “Em razão disso, 30 voos da companhia no terminal foram cancelados até as 19h e um alternado”, afirmou.

Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, por volta das 17h50 desta quinta-feira (20), ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com dois macacos hidráulicos e oito pneus, pesando 250 quilos cada.

O equipamento, que tem seis toneladas, será usado para retirar o Boeing 777, que está na pista do terminal desde à 1h43, quando fez o pouso de emergência.

Orientação aos passageiros

Todos os voos com destino a Belo Horizonte estão sendo direcionados a outros aeroportos. A orientação é que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo do deslocamento.

A Latam pede aos passageiros que confirmem a situação dos voos diretamente na página Status de voos e não se dirijam ao aeroporto. Outra opção é que os passageiros liguem para 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil).

“Sabe aquela sensação de nascer de novo? Pouso de emergência. Graças a Deus estamos bem.”

O marido de Márcia, Marcello Sant’Ana, disse que os passageiros souberam da pane elétrica porque teve vazamento de áudio da cabine de comando. Segundo ele, neste momento, houve pânico e alvoroço por parte dos passageiros.Sant’Ana falou ainda que a aeronave ainda voou por algumas horas antes de aterrissar em Confins. Quando o avião desceu, uma equipe do Corpo de Bombeiros fez um trabalho para evitar um incêndio.

Imagem: Reprodução

Com informações do G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.