Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Sorocaba: Dia do Consumidor: 75 mil pessoas estão com o nome sujo

Segundo a Associação Comercial, a dívida no comércio local é de R$ 76,4 milhões. Para segurar quem ainda paga direitinho tem comerciante fazendo muito mais do que só vender.

20

Manter as contas em dia é um desafio para boa parte da população. No Dia do Consumidor, uma ação foi organizada no Centro de Sorocaba (SP) para ajudar quem precisa renegociar dívidas.

Segundo a Associação Comercial, a dívida no comércio local é de R$ 76,4 milhões. Aquele cliente mau pagador é sinal de prejuízo e essa fama ruim se espalha rapidinho.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) diz que cerca de 75 mil pessoas estão com o nome sujo em Sorocaba. Isso representa 8% da população. Por isso, para segurar quem ainda paga direitinho tem comerciante fazendo muito mais do que só vender.

“Se eu não tiver o cliente, não adianta eu ter o estoque. Então, o meu patrimônio são os meus clientes, são os meus amigos”, explica o comerciante Francisco Pessini.

Talvez seja esse o segredo do negócio, que existe há 30 anos no Centro da cidade. Se o cliente é bom pagador, por que não facilitar?

“Você dá uma barra de calça, um ajuste de terno, você faz um financiamento diferenciado, sempre tem um descontinho, mas tem que ser bom pagador.”

Se você também deseja ser um consumidor cinco estrelas, o caminho começa com a renegociação da dívida para conseguir crédito de novo.

Por isso, a Associação Comercial passou o dia na Praça Coronel Fernando Prestes orientando quem está com o CPF negativado.

“Ele conseguindo renegociar essa dívida ele poderá fazer novas compras dentro do mercado sorocabano, isso é muito importante, porque teremos um giro maior realmente em compras, em dinheiro circulando pela nossa Sorocaba e com tudo também ele, dentro dos seus limites, efetuar a compra em qualquer estabelecimento que ele quiser”, explica o diretor da associação, João Gariglia.

O Procon lembra ainda que para cobrar alguns direitos, como troca, devolução ou garantia de produtos, o consumidor não pode esquecer de cumprir seus deveres.

“Fiz uma compra tenho que pagar, se eu mantiver a minha conta paga, guardando todos os recibos, cumprindo as minhas obrigações, vai ter uma boa harmonização entre fornecedor e consumidor”, esclarece o chefe de fiscalização do Procon Sorocaba, Roberto Romero.

Quem precisa renegociar dívidas pode ir até a sede da Associação Comercial, que fica na Rua da Penha, em Sorocaba. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o CPF e só o próprio devedor pode fazer a negociação.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1