Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Salto: Prefeitura reforça orientações para a prevenção da dengue

A equipe de Zoonoses, da Secretaria de Saúde está nas ruas de Salto em operação especial desde de o início deste ano.

20

Mas, nos últimos dias diante do aumento das notificações de pessoas infectadas com a dengue, as ações serão ainda mais intensificadas para sensibilizar a população no engajamento contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A situação já pode ser considerada ‘epidemia’, já que o índice larvário é de 4,3 representa um criadouro a cada dez residências visitadas. O trabalho porta a porta é incessante, mas o que ocorre e prejudica o trabalho das equipes de Zoonoses são os imóveis residenciais fechados durante a semana e finais de semana.

Outra dificuldade enfrentada é a resistência de alguns moradores que evitam a vistoria local durante a visitação da equipe.

Para intensificar a conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados contra os criadouros da dengue, a Prefeitura de Salto instalou faixas como forma de lembrete e envolveu a Guarda Civil Municipal para incluir o recado na ronda comunitário, para somar nesse combate.

Recentemente foi realizada a nebulização na região central, zona mais crítica da cidade para eliminar os mosquitos infectados com a dengue. Mas, vale ressaltar que a medida é momentânea e não elimina criadouros que continuam proliferando.

A dica é: avistou pernilongos em casa? Busque o criadouro. Elimine! Use os ralos adequados e verifiquem a borda dos bebedouros que utilizam galão. Use repelentes.  E atenção: existe a presença da Dengue tipo 2. A responsabilidade é de todos nós!

Com informações da Prefeitura Municipal de Salto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1