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Redes Sociais: como elas podem impactar positivamente seu negócio

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Por Delson Luiz F. Leite – Se você  quer estar perto do seu público e idealizá-lo chegou a hora de ir onde ele está: nas Redes Sociais. Descubra quais são as mais usadas pelos brasileiros e como elas podem impactar positivamente seu negócio!

Hoje em dia é quase impossível conhecer uma pessoa que não esteja em nenhuma rede social. Ainda mais no Brasil, que é o país que mais passa tempo interagindo na internet. De acordo com a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, da comScore, cerca de 78% do total de usuários da internet no Brasil está nas redes sociais. O brasileiro gasta cerca de 650 horas por mês navegando nas redes, 290 horas a mais do que em portais de notícias. As redes mais usadas no país são: Facebook, Instagram e Youtube. Com esses dados, fica bem claro por que já passou da hora de sua empresa estar presente e da forma correta nas redes sociais interagindo com seu público-alvo, não é mesmo?

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram apenas para as pessoas se comunicarem e interagirem entre si. Hoje, elas se tornaram um canal de comunicação direto com marcas e empresas e representam um papel importante no consumo de grande parte da população. As redes sociais conseguiram aproximar as pessoas, mas, principalmente, marcas e celebridades. Elas quebraram a barreira entre consumidor e vendedor, fazendo que a compra se torne muito mais do que adquirir um produto ou serviço, mas também uma experiência que pode fidelizar clientes. É nas redes sociais que os consumidores podem ter contato direto com os seus produtos e serviços, fazer uma boa avaliação sobre eles, criar laços com uma empresa e fortalecer uma marca. Porém, para isso, é preciso estar preparado para enfrenta-las. Um Marketing malfeito pelas redes sociais pode fazer que a reputação do seu negócio vá por água a baixo, por isso é importante ESTUDAR cada rede em que estará marcando presença e cada passo que será dado de forma profissional. Para ajudá-lo nessa missão, nas páginas seguintes falaremos mais sobre as principais redes sociais usadas e como melhorar o seu desempenho em cada uma delas OK.

ENTRE PARA O FACEBOOK          

A rede social de Mark Zuckerberg é uma das maiores do mundo; 92 milhões de brasileiros acessam a plataforma todos os meses. Por conta disso, ela se tornou um dos melhores meios de as empresas estarem próximas dos seus clientes e se relacionarem com eles de forma humanizada, garantindo, assim, consumidores fiéis. Descubra por que você precisa entrar para este mundo e como otimizar o seu negócio na rede social!

Você sabia que mais de 45 milhões de pequenos e médios negócios possuem ´fan pages´ no Facebook? A informação é do relatório financeiro do terceiro trimestre de 2015, divulgado pela própria rede social. Portanto, se você não faz parte desta rede social, já está mais do que na hora de mudar o seu comportamento como   Empreendedor e se conectar.

Eles levam tão a sério seus potenciais anunciantes que promovem projetos para pequenos empreendedores, contam com parcerias – como o Sebrae e outras instituições educativas – e sustentam uma página com as últimas notícias, dicas e práticas para empresas (Facebook.com/BrasilMarketing). Isso quer dizer que, cada vez mais, os microempresários se convencem de que marcar presença na plataforma de Mark Zuckerberg é fundamental e, portanto, passam a trabalhar com foco em conteúdo digital e relacionamento com o cliente. Embora o número assuste quem está engatinhando no Facebook como empresa, há espaço de sobra para mentes criativas e dispostas a aprender, buscar novos contatos e investir nas ferramentas para alavancar um negócio de forma inteligente, como anúncios, Facebook Ads e outras estratégias orgânicas, mais voltadas para publicação de imagens, vídeos e textos otimizados.

                                                                                                                                                                                                            

Com dedicação, qualquer usuário pode conquistar seguidores, gerenciar uma loja virtual, e elaborar uma estratégia singular de Marketing Digital.  Como especialista neste assunto, vamos ver sobre o que é preciso para conectar uma marca à rede social onde um dos maiores erros dos empreendedores é não conseguir atrelar seus objetivos à utilização desse tipo de mídia. Para auxiliar em um primeiro esboço de planejamento, lanço uma espécie de questionamentos (Briefing) que deve ser respondido antes da criação das ´fan pages´. Aqui reproduzo os principais:

  • Descreva os objetivos de sua empresa;
  • Descreva como o facebook pode ajudar na conclusão dessas metas;
  • Pense nas estratégias que você já utiliza e que pode utilizar nas redes sociais;
  • Quais são as principais necessidades da marca (mais clientes, melhor posicionamento no mercado, etc.);
  • Pense de que maneira os recursos do Facebook podem ajudar a marca gerar tráfego para uma Loja Virtual, aumentar relacionamento com o cliente;
  • Liste os principais desafios que podem interferir na realização da meta (falta de recursos, etc.). Agora alie os pensamentos expostos no exercício com os exemplos a seguir para se encorajar a dar os primeiros passos.

Uma vez as questões respondidas? Então estará na hora de colocar a mão na massa e criar a suas ´fan pages´ para trabalhar o seu negócio.

 Bem, o tema é extenso, semana que vem daremos sequência e espero que você consiga de alguma forma responder os questionamentos para evoluirmos.

Vou ficando por aqui. Um abraço e até a próxima segunda ….

Delson Luiz F. Leite.

EinSofTI Tecnologia da Informação

Especialista em Transformação digital

www.einsofti.com.br

Imagens: Reprodução

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