Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Quer emagrecer? Entenda, por que o metabolismo basal é tão importante

A taxa metabólica basal, representa a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções básicas ou vitais do nosso organismo durante todo o dia.

88

Certamente, você já deve ter ouvido falar do metabolismo, que corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e hormonais que permitem que os órgãos e células presentes no organismo humano funcionem de maneira adequada. Em outras palavras, ele compreende todas as funções que o nosso corpo exerce, como digestão, respiração, reparação das células, produção de energia, construção e manutenção de tecidos, batimentos do coração e funções cerebrais, de modo que nós continuemos vivos.

Quando o tema se refere a gasto calórico, o assunto se torna bastante intrigante, uma vez, que a obesidade vem crescendo em escala alarmante em nosso país. Daí a importância de entendermos o que é, e como a taxa metabólica basal (TMB) nos auxilia no controle e manutenção do peso corporal e no equilíbrio do gasto energético diário.

     Imagem/Reprodução

A taxa metabólica basal, representa a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções básicas ou vitais do nosso organismo durante todo o dia. O valor da taxa varia de acordo com o sexo, peso, altura, idade, tipo e frequência de atividade física realizada. Esse valor se refere à estipulação de calorias utilizadas pelo corpo humano ao longo de todo o dia, sendo em situação de repouso, como dormindo ou até mesmo quando estamos acordados.

Os fatores que podemos destacar como determinantes na redução da taxa metabólica basal são, a perda de massa muscular, dietas restritivas associadas a exercícios aeróbios em demasia, idade, peso, problemas de ordem hormonal com alterações nos hormônios da tireoide e catecolaminas (adrenalina/noradrenalina) e a própria obesidade, que induz a longo prazo, a perda de massa muscular e redução da taxa metabólica basal.

Dentre os fatores que podem ser citados positivos no aumento da taxa metabólica basal, destacam se o ganho de massa muscular, uma vez que músculos são tecidos considerados metabolicamente ativos em nosso organismo, dietas bem equilibradas e de acordo com suas reais necessidades energéticas diárias, sono reparador o qual gera um gasto energético satisfatório contribuindo para a manutenção da massa muscular e perda de peso ponderal, além da prática esportiva regular.

Imagem/Reprodução

Os exercícios de musculação são fundamentais nesse processo de aumento da taxa metabólica basal e emagrecimento, por proporcionarem um gasto energético elevado durante e após as sessões de treinamento, especialmente por estimularem o ganho de músculo esquelético e consequentemente a elevação da taxa metabólica basal.

Com isso, você pode aumentar seu gasto calórico utilizando destas estratégias, mas para isso procure a orientação de um profissional adequado, devidamente certificado, para que assim ele possa lhe ajudar em um planejamento para potencializar seus resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1