Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Que livro escolher pro meu filho? Parte I

Primeiramente, é muito importante conhecer a classificação indicativa dos livros, a qual é dividida em 3 categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil.

28

 Na hora de escolher um filme ou uma série pra assistir gostamos de ter opções, pois dependendo do dia e do nosso humor, nos identificamos com títulos variados. E com a escolha de um livro não seria diferente.

Por isso, quando queremos estimular a criança a gostar de ler, é primordial que tenhamos em mente a necessidade de investir em livros variados. Mas, aí surge a dúvida pra muitos responsáveis: qual livro devo comprar?

Primeiramente, é muito importante conhecer a classificação indicativa dos livros, a qual é dividida em 3 categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil. Os livros recebem essa classificação das editoras, pois essa é a garantia que temos de que a linguagem e os temas abordados são adequados para cada idade.

Categoria infantil – normalmente não vem marcada nos livros, pois podemos identificá-las pelos temas e pelos textos curtos tão característicos.

Categoria infanto-juvenil – são livros mais grosso e recebem essa denominação na contracapa, nas pequenas linhas que acompanham os dados da editora e da publicação.

Categoria juvenil – são livros sem restrição a temas e linguagem. Podem variar entre os mais diversos gêneros e principalmente quantidade de páginas, ou seja, comprar um livro fina não significa que ele é indicado para o público infantil ou infanto-juvenil.

De modo geral, é muito natural que depois dos 8 anos de idade, a maioria dos adultos não se preocupe mais em acompanhar o que as crianças leem. E para aquelas que gostam de ler, não haverá limites pra curiosidade, o único perigo seria, por exemplo, um livro como o famoso “50 tons de cinza” cair em mãos juvenis e a criança ou adolescente ainda não ter o preparo adequado para lidar com a informação recebida.

Por isso, fique ligado nas próximas matérias em que falarei sobre qual livro escolher para cada idade específica.

 

Flavia Camyle – Psicopedagoga

www.flaviacamylepsicoedagoga.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1