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Qual é o melhor horário para fazer exercício? Descubra agora!

Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais, dizem os especialistas. Não dá para generalizar porque é algo pessoal. Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exercício nos diferentes períodos do dia.

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Muitas pessoas questionam qual o melhor horário para se exercitar. Esta é uma dúvida constante no dia-a-dia de cada um. Algumas pessoas defendem a tese de que o melhor horário é de manhã, pois é nesse momento que você vai receber de forma mais completa os benefícios da atividade. Quando está se exercitando, seu organismo promove a fabricação de hormônios altamente estimulantes que são carregados para a corrente circulatória, tornando-a mais apta e disposta para os exercícios, além de prepará-la para a competitividade do dia-a-dia, porém cada pessoa pode se adaptar melhor em horários diferentes para se exercitar.

Quando o assunto é exercício físico, esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico – a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal, ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta – ou sonolenta – uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia.

Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais, dizem os especialistas. Não dá para generalizar porque é algo pessoal. Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exercício nos diferentes períodos do dia.

Imagem/Reprodução

Segundo estudiosos, do ponto de vista metabólico e fisiológico, se o objetivo é manter o peso, é mais recomendado que o exercício seja praticado em horários distantes dos horários das refeições. Nesse caso, dizem, que o melhor é praticar esportes nas primeiras horas da manhã.

O esporte praticado logo cedo também ajuda a estabelecer uma rotina de exercícios mais sólida, simplesmente porque ocorre antes dos compromissos e horários de trabalho da maioria das pessoas.

Ao contrário, quem prefere praticar esportes mais tarde se beneficia de temperatura corporal e níveis hormonais no auge, o que melhora o desempenho. Um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA, indica que é mais fácil atingir resultados melhores em resistência e construção de massa muscular exercitando-se no final do dia. O risco de lesões também é menor, já que o corpo responde mais rapidamente por estar desperto por muitas horas.

 

Imagem/Reprodução

O denominador comum de todos os estudos parece ser que o exercício, independentemente do horário em que é praticado, é muito melhor do que o sedentarismo. Cada indivíduo vai responder melhor em determinado horário do dia, cada organismo responde de forma diferente aos estímulos.

Antes de iniciar qualquer atividade, procure sempre a orientação de um profissional adequado, devidamente certificado, para que possa lhe fornecer informações seguras e corretas, a fim de alcançar seus objetivos.

 

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