Qual a relação entre vendas e logística?

A gestão da cadeia logística é um processo amplo e complexo que envolve o acompanhamento de indicadores específicos que são necessários para planejar, controlar e acompanhar o fluxo de um produto. Todas essas etapas precisam estar cadenciadas e ajustadas de acordo com o interesse da empresa, para que a ponta do processo, ou seja, o consumidor final, perceba claramente os valores da empresa na entrega do produto. Claramente vemos isso em grandes empresas, como Amazon e Magazine Luiza, onde o processo logístico recebe investimentos constantes com foco na melhoria e redução de prazo de entrega.

Mas afinal, o que realmente é gestão logística?

De acordo com o CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals), gestão logística é uma parte da gestão da cadeia de suprimentos responsável por planejar, implementar e controla os fluxos (tanto de envio como os reversos) e o armazenamento eficiente e efetivo de bens, serviços e informações. Tudo isso se dá entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes. Abaixo, você encontra algumas das atividades da administração logística:

· Gerenciamento de transportes;

· Gerenciamento de frotas;

· Armazenagem;

· Movimentação de materiais;

· Atendimento de pedidos;

· Gerenciamento de operadores logísticos terceirizados;

· Planejamento de abastecimento e demanda.

Em cada etapa dessas é de suma importância que a empresa alinhe as expectativas de crescimento com a execução do trabalho, acompanhando de perto os indicadores que realmente são chave para o alcance da meta.

Neste Dashboard é possível acompanhar a relação entre o que foi produzido, o que foi vendido e o que foi entregue. São dados simples, mas que quando analisados em conjunto mostram para a empresa o ritmo e o rumo do crescimento e assim saberão a projeção para o alcance da meta, ou a necessidade de recalcular a rota.

Sua empresa possui frota própria ou terceiriza?

Saber o ponto de equilíbrio dos seus produtos interfere diretamente em escolher o modelo de abastecimento logística. Muitas empresas atuam com o sistema híbrido, ou seja, possuem seus veículos e contratam motorista, mas também terceiriza parte do escoamento de produtos.

A Ellévti pode te ajudar a ter todos esses dados ao tempo de um clique, somos especialistas em projetos de Power BI!

Ellévti Inteligência em Negócios

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

Sobre o autor
admin