Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Procon de Indaiatuba orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

5.925
Mais uma Black Friday se aproxima e o Procon de Indaiatuba orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência para evitar surpresas.

A pesquisa prévia tem o objetivo de possibilitar comparações de valores dos produtos ofertados para evitar a chamada “maquiagem de preços”. A Black Friday acontece no dia 23 de novembro no Brasil, inspirada na tradição americana, que consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas.

De acordo com o Procon de Indaiatuba, essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Recomendamos que nesta época, o consumidor faça pesquisa semanas antes, tire fotos dos objetos com seus preços reais, guardem os folhetos e tudo que fizerem parte das publicidades. Isso são provas para as comparações de preços dos produtos, evitando assim a famosa maquiagem de preços, que se trata de uma enganação comercial e publicitária”, explica o diretor do Procon local, Wilson José dos Santos.

Outra orientação é para que o consumidor faça também uma pesquisa entre as empresas que participam e as que não participam do evento, para não cair no golpe dos falsos descontos. Os cuidados devem ser redobrados com as compras on-line, checando se o site é confiável, se os prazos de entrega são suficientes, principalmente no caso de produtos para presentear alguém.

É importante pedir Nota Fiscal sempre, porque o Procon não intervém em problemas de compras que envolvem cor, tamanho, prazos de entregas ou qualquer coisa que não esteja descrito em nota fiscal e que não se trate de defeito dentro do prazo de garantia. Caso o produto adquirido seja de mostruário, as avarias identificadas devem estar descritas na nota.

O diretor do Procon alerta os consumidores para terem cuidado com as compras por impulso, lembrando que já é fim do ano e janeiro começa com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. “Seja prudente e evite compras desnecessárias. É bom para sua saúde e para o bolso também”, conclui Santos. Com informações da Prefeitura de Indaiatuba.

Imagem: Eliando Figueira RIC/PMI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.