Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Porque você deve usar shampoo e óleo de barba todo dia

Barba precisa de tanto trato quanto o cabelo. Os shampoos, condicionadores e óleos estão aí para dar essa força para os pelos e para a pele embaixo deles.

38

Vamos pular a parte onde a gente diria que não basta deixar a barba crescer e dar uma aparada de vez em quando. Direto ao ponto: é preciso dar a ela o mesmo trato que se dedica ao cabelo: lavar, hidratar, pentear e estilizar com os produtos certos.

Nem todos os barbudos se tocaram dessa necessidade de manter a pelagem não apenas estilosa mas também saudável. E também cuidar da pele que está debaixo dos pelos. Hoje contamos com uma infinidade de produtos formulados especificamente para uso na barba – shampoos, condicionadores, bálsamos (balms), óleos. Além de deixar a barba mais macia e fácil de controlar, tratam a pele e os folículos onde nascem os pelos. Daí evitam coceira e descamação provocadas pela pele seca.

Confira aqui os três passos (são só três!) que devem fazer parte de sua rotina diária para manter a barba nos trinques.

VOCÊ PRECISA: LAVAR OS PELOS E TRATAR A PELE

Em tese não há nenhum problema em usar o mesmo shampoo do cabelo na barba (desde que seja um bom produto e não daqueles baratinhos, ok?). Mas pense que os pelos de cima não são necessariamente iguais aos de baixo.

Os fios da barba geralmente são mais grossos e secos do que os do cabelo. A barba também entra mais em contato com as mãos, com comida, e pode acumular oleosidade e sujeira. A pele escondida sob ela, se não for cuidada, fica sujeita ao surgimento de cravos, espinhas, pelos encravados e foliculite.

Optar por shampoo e condicionador para barba de uma marca de qualidade é quase garantia de que tanto os pelos vão ficar limpos, hidratados, sem agredir a pele do rosto. Sem falar que os cheiros dos produtos geralmente são bem gostosos e másculos.

VOCÊ PRECISA: HIDRATAR E (POR QUE NÃO?) ESTILIZAR

Os óleos e balms são produtos essenciais para os barbudos. Eles levam na fórmula substâncias vegetais e óleos essenciais que hidratam os pelos e evitam o aspecto seco e desgrenhado.

Sem falar que eles evitam o ressecamento da pele sob a barba, que provoca coceira devido à falta de hidratação.

Os balms e óleos também servem para estilizar a barba (de forma mais afunilada, por exemplo). E também ajudam a modelar um bigode handlebar (aquele com as pontas viradas para cima) de responsa!

VOCÊ PRECISA: PENTEAR… E COM O PENTE CERTO

Lembra que seu avô carregava sempre um pente no bolso? Os tempos são outros, é claro, mas você deve ter o cuidado de manter sua barba sempre no lugar (principalmente se for longa) ou vai ficar com cara de náufrago.

Pentear regularmente ajuda os pelos a crescerem na direção desejada, além de retirar possíveis sujeiras de que não se dá conta. Como os fios geralmente são grossos, os pentes com dentes largos são mais indicados para a tarefa. Os modelos de madeira são os melhores, porque o material evita o frizz (aquela eletricidade estática que arrepia os fios) e o plástico não faz esse serviço. Que tal optar por um pente criado especificamente para uso na barba?

ÓLEO OU BALM: QUAL O MELHOR?

A escolha é questão de gosto, porque as duas categorias de produtos trabalham de uma maneira parecida. Os balms têm textura de condicionador e melhor absorvidos, enquanto os óleos deixam os pelos mais… oleosos! Em compensação, o óleo confere brilho extra aos pelos.

Você também pode usar os dois produtos em dias alternados: o balm quando quer hidratar sem tanta oleosidade e o óleo para estilizar e dar brilho. Se for para optar por apenas um tipo para o uso diário, é caso é experimentar um e outro e avaliar qual funciona melhor para seu tipo de barba e objetivo. Com informações do Homem no Espelho

Porque você deve usar shampoo e óleo de barba todo dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.