Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Oscar quer incluir categoria de melhor filme pop

6

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, responsável pela entrega das estatuetas do Oscar, estuda incluir uma nova categoria na premiação: melhor filme popular.

A ideia faz parte de um conjunto de novas medidas que a entidade votou na noite desta segunda (7), em Los Angeles, e que quer implantar a partir dos próximos anos.

+ Demi Lovato cancela turnê na América do Sul para fazer reabilitação

Segundo a ata da reunião, a tal nova categoria seria voltada a produções populares que tivessem se destacado. Os critérios da seleção, contudo, serão anunciados futuramente. Outras alterações dizem respeito à transmissão da cerimônia.

Para que tudo caiba no período de três horas, a Academia quer apresentar algumas das categorias ao vivo, durante os intervalos comerciais, e depois mostrar uma versão editada dos vencedores durante a transmissão. Ainda não definiram, entretanto, quais seriam essas categorias. As mudanças fazem parte de um grande esforço para popularizar o Oscar.

A cerimônia deste ano, que premiou o filme “A Forma da Água”, teve uma queda de 19% da audiência televisiva em relação à do ano passado. Incluir categoria de filme popular e encurtar a transmissão é uma forma de tentar reverter esse quadro. Nos últimos anos, a maior premiação do cinema hollywoodiano também tem sido alvo de críticas por falta de representatividade de minorias. Em 2016, por exemplo, o órgão foi bombardeado por ter apenas atores brancos entre os indicados, o que despertou o surgimento da campanha #OscarsSoWhite.

Para contornar a questão, a Academia tem diversificado as origens e etnias de seus novos membros. Em junho deste ano, fez um convite a 928 pessoas de 59 países, dos quais 49% são mulheres. No ano passado, o convite aos mais de 700 novos membros incluía 30% de pessoas não brancas. Com informações da Folhapress e Notícias Ao Minuto.

Imagem de capa:Shannon Stapleton/Reuters

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.