Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Os grandes Mestres da Arquitetura popular Brasileira

O Pedregulho compõe a fase social da arquitetura de Reidy ao lado da unidade residencial da Gávea 1952 e o teatro Armando Gonzaga 1950  em Marechal Hermes.

98

O conjunto residencial  Prefeito Mendes de Moraes – O Pedregulho, foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy em 1947.

A ideia era abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal localizado na cidade do Rio de Janeiro.

O Pedregulho compõe a fase social da arquitetura de Reidy ao lado da unidade residencial da Gávea 1952 e o teatro Armando Gonzaga 1950  em Marechal Hermes.

Pedregulho – Esta obra de Reidy realmente impressiona. O prédio tem 260 metros de comprimento e 272 apartamentos distribuídos em um traçado serpenteado, além disso está localizado no alto de uma encosta.

Durante muitos anos ele permaneceu em péssimo estado de conservação e até mesmo os jardins projetados por Roberto Burle Marx haviam perdido seu encanto.

Contudo recentemente o prédio passou por uma reforma e os tempos de glória estão voltando aos poucos.

Cerca de quinze mil visitantes de todas as partes do mundo estão no local diariamente, em sua maioria são estudantes ou profissionais de arquitetura e engenharia para apreciar sua construção.Os visitantes são recebidos pelo senhor Hamilton Marinho 57 anos , uma espécie de síndico dos 1700 moradores de Pedregulho . Ele é morador  há 52 anos.

 

A história do Pedregulho já foi contada em livro escrito pelo arquiteto Alfredo Britto, responsável pela restauração do conjunto. A obra resume imagens históricas da construção, além de plantas originais de áreas nunca edificadas como o Bloco C onde haveria uma escola de Educação Infantil e um clube.

Tratando-se de uma edificação tombada este é um trabalho de Retrofit. Um trabalho de recuperação com ações sustentáveis. Meu sonho é que outros pedregulhos venham à acontecer  , pois ele é atemporal e magnífico.

 

.Arquiteta Paula Figueiredo

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

#arquitetapaulafigueiredo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1