Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

O que é Fab lab?

12
Um fab lab é uma pequena oficina oferecendo fabricação digital

Um fab lab é geralmente equipado com um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e diversos materiais diferentes, com o objetivo de fazer “quase tudo”.

Isso inclui produtos tecnológicos geralmente vistos como limitados apenas para produção em massa através de linhas de montagem.

Embora os Fab lab ainda não tenham competição com esta produção em massa eles demonstraram potencial para capacitar indivíduos à criar dispositivos inteligentes para si mesmos.

Não se leva em conta no FAB lab ás questões de praticidade e de economia usadas na produção em massa.

O Programa Fab lab iniciou como uma colaboração entre grupos grassnoots (tipo de movimento social em que se enfatiza o empoderamento de grupos locais e de uma hierarquia mais horizontal, em vez de uma hierarquia vertical com uma liderança forte e centralizada) voltados à invenções e o Center of Bits and Atoms no laboratório de Media Lab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com a concessão da Fundação de Ciências Naturais  (Washington D.C. ) em 2001.

Os Fab labs são alinhados aos movimentos D.I.Y – Faça você mesmo e código aberto em hardwere (licenciamento livre para o design e esquematização de um  produto.

Espero que as informações sejam úteis para os leitores.

Referências  1- Me3nichielli Massimo – Bussness Model for Fab lab

2-Troxeler Peter (2011) Libraries of the Peer Production Era.

Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

#arquitetapaulafigueiredo

Imagens: reprodução

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.