Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

O incentivo à leitura começa em casa

Para que este consumo de livros não gere um custo, há a possibilidade de combinar entre amigos um rodízio de livros para sempre haja a opção se títulos novos e sem despesa.

9

Parece que há um consenso entre os adultos de que a criança precisa ler, de que a leitura é importante, mas poucos são aqueles que realmente investem na leitura dos pequenos e lhes oferecem livros à vontade. E a argumentação normalmente está relacionada ao alto valor de difícil aquisição dos livros.

Entretanto, tenho observado entre amigos e familiares que muitos brinquedos de alto valor são comprados sem reclamação enquanto o livro é muitas vezes deixado de lado.

Além disso, mesmo que o consumo de livros seja uma prática constante, não basta apenas entregar um livro a uma criança e esperar que ela já tenha o hábito da leitura. É preciso incentivá-la, lendo com elas histórias diversas e fazendo dessa ação uma atividade prazerosa.

E este incentivo depende muito da acao da família, pois a criança é movida pelo exemplo e não adianta cobrar dela aquilo que ela não vê os adultos fazendo. Então, ler perto das crianças faz com que a leitura seja vista como um processo natural e que faz parte das nossas vidas.

Ademais, o gosto pela  leitura deve ser alimentado com opções de novos livros para ler, sempre oferecendo à criança a possibilidade de escolha de temas diversos.

E para que este consumo de livros não gere um custo, há a possibilidade de combinar entre amigos um rodízio de livros para sempre haja a opção se títulos novos e sem despesa.

Há também a biblioteca municipal onde os livros podem ser emprestados sem custos, através de um cadastro simples e gratuito. Outra opção é a feira de troca de livros que ocorre em todo 3° sábado de cada mês na praça D. Pedro, no centro. Para a troca de livros basta levar um título e trocar por outro sem custo.

Enfim, existem possibilidades mais acessíveis que podem auxiliar as famílias a oferecer opções de leitura para os pequenos. Seja através da compra de livros novos ou usados, troca ou empréstimos, o importante é que a criança esteja em contato com o universo de histórias para que a escola cumpra o seu papel de ensinar a ler e aprimorar esse hábito, pois o incentivo ao gosto pela leitura ínicia-se em  casa desde os primeiros meses de vida do bebê.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1