Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Nasa alerta para aproximação de asteroide na próxima semana

12
Corpo celeste 2016 NF23 é maior do que as pirâmides do Egito e viaja a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora.

Nasa revelou que um asteroide “potencialmente perigoso”, maior do que as pirâmides do Egito, se aproximará da Terra no início da próxima semana. O corpo celeste, denominado 2016 NF23, se move a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora e mede entre 70 e 160 metros de largura.

O objeto rochoso deve chegar ao ponto mais próximo do nosso planeta pouco depois das 22h (de Brasília) na terça-feira (28).

Apesar do alerta, a agência espacial norte-americana garante que a distância que o asteroide passará da Terra é considerada segura: 4,9 milhões de quilômetros, o equivalente a 13 vezes a distância entre a Lua e o nosso planeta.

Astrônomos da Nasa monitoram a aproximação de asteroides do planeta Terra frequentemente para garantir a nossa segurança e tempo de manobra, no caso de alguma aproximação indesejada.

A destruição dos corpos rochosos indesejados pode ser feita com uma nave espacial desenvolvida especialmente para colidir contra o objeto ou até mesmo com armas nucleares.

Um dos asteroides com maior potencial de atingir a Terra é chamado de 101955 Bennu. A chance do choque acontecer é de uma em 2,7 mil, com data prevista para 2135. Para prevenir um possível desastre, a Nasa lançou a sonda OSIRIS-REx, que coletará informações do asteroide.

Imagem: Divulgação/Nasa

Com informações do Notícias ao Minuto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.