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Não é só de fórmulas que vive o nosso cabelo

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Cabelos bem nutridos é totalmente possível conseguir,  com centenas de cosméticos que o mercado disponibiliza, mas não podemos nos apegar somente em  recupera-los, mas a prevenir o desgaste natural dos fios.

Uma boa alimentação tem função excepcional sobre nosso organismo de forma geral, assim como a água também previne e até cura algumas doenças, mas o que ainda por muitos não é visto como parte do organismo é o nosso cabelo, através do cabelo é possível perceber a deficiência de vitaminas. Cabelos opacos sem brilho e quebradiços  podem ser um alerta de que as coisas não vão bem.

Nem sempre o desgaste estará ligado a processos químicos, e claro podemos perfeitamente reparar isso com tratamentos cosméticos, mas vale lembrar que a prevenção vale mais.

Vou dar algumas dicas de alimentação que pode reverter em benefícios múltiplos, cabelo e corpo .

Ferro: encontrado em alimentos como carnes, miúdos, espinafre, brócolis, lentilha, e feijão.A deficiência desse mineral pode causar queda capilar.

Zinco: estimula a multiplicação das células , favorecendo o crescimento e fortalecimento dos fios, além de reduzir a oleosidade

Principais fontes carne, fígado, gema de ovo, grãos, crustáceos, farelos de trigo e nozes.

Magnésio: é essencial na formação de proteína que constitui os fios, assim como a queratina e pode ser encontrados na carambola abacaxi e frutos do mar melão e nozes.

Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação é está presente nas carnes magras, amêndoas, uvas, e semente de girassol.

Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos da cor as fontes são nozes, castanhas, legumes, grãos integrais, crustáceos e fígado.

Cálcio: a falta do mineral deixa os cabelos mais finos e quebradiço por isso o consumo de leite e derivados , sardinha e salmão são importantes.

Proteína: estimulam o crescimento e fortalecimento do cabelo encontramos em carne vermelha, frango peixe e ovos, queijos e derivados e grãos.

Vitamina C : antioxidante e contribui nas células dos fios, principais fontes são, morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

Vitamina E: previne os radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo, fonte óleos vegetais, nozes amendoim peixes, verduras e gema de ovo.

Ácidos graxos e poliinsaturados , os mais conhecidos são ômega 3 ômega 6 hidratam e dão força e brilho para os cabelos as fontes são linhaça, salmão atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas olho de soja canola e milho.

Lembre-se  devemos consumir de 8 a 10 copos de água por dia!

É simples a receita para o  equilíbrio de vitaminas e nutrientes, embora particularmente,  tenho minhas falhas, mas as dicas são valiosas e a prevenção sempre é a melhor alternativa .

Grande abraço!
Vanice Czeletzki
Imagens: reprodução

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