Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Muros de pedra; um atrativo para o seu jardim

6

Por Hipólito Oliveira  – Se você tem um jardim em casa e adora mexer com plantas e flores com certeza é do tipo de pessoa que está sempre interessado em atualizar e decorar seu jardim não é mesmo? Existem vários recursos para torná-lo mais bonito e também agradável. Este artigo contém várias ideias de muros feitos com gabião.

O que é gabião?

Utilizados na arquitetura e na construção desde o século XIX os gabiões são basicamente cestas feitas com uma malha metálica que posteriormente são preenchidos com pedras. Com eles podem ser formados muros e paredes criando estruturas solidas muito utilizados na construção de barreiras de contenção.  Para realizar esse processo não é necessário mão de obra especializada por isso esse recurso pode ser mais econômico que muitas outras opções para a composição e decoração de jardins.

A utilização do gabião, hoje em dia, é muito frequente em projetos de arquitetura e paisagismo devido ao grande número de possibilidades que oferecem a nível estético. Para a composição de jardins é um recurso perfeito, podem ser utilizados para formar muretas e muros decorativos, pois possuem características permeáveis e desempenham muito bem o papel da drenagem. Eles oferecem uma condição ideal porque, além de tudo, permitem que a vegetação cresça normalmente em sua estrutura fazendo assim com que o solo se consolide evitando erosões em algumas áreas específicas.

A aparência dos muros e muretas feitas com o gabião irá variar de acordo com o tipo, cores e tamanho das pedras que você utilizar para preencher a caixa metálica, a única ressalva na hora de compor seu muro é que as pedras e matérias escolhidos para o preenchimento devem ser maiores do que os orifícios da malha e não fragmentar com facilidade. Existem várias possibilidades de preenchimento e, claro, de acordo com o material também vai variar o preço. Eles podem ser preenchidos com pedras de rio, cascalho, seixo, placas de granito e até mesmo material reciclado como entulho e madeira de demolição (do tipo que não represente um baixo ciclo de vida). Misturar cores de pedras diferentes ou diferentes tipos de materiais na hora de montar seu muro também pode criar um efeito incrível na hora de decorar seu jardim.

Como dissemos, as caixas de pedras feitos com gabião são perfeitos para delimitar espaços criando muros e muretas em seu jardim, delimitando caminhos com formas curvilíneas ou retas, e até fazendo parte de outras estruturas como bancos, degraus e cascatas. Combiná-lo com outros materiais também é uma ótima ideia, a junção com detalhes e outros elementos de madeira é uma opção perfeita para dar um toque mais rústico e aconchegante para seu jardim.  Utilize-os para criar floreiras ou, se preferir, utilize o própria estrutura para plantar suas espécies criando um bonito efeito como se as plantas tivessem nascido naturalmente do meio das pedras.

Fontes:https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/muros-de-pedras-um-atrativo-para-o-seu-jardim

Imagens: repdodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.