Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Limeira: Bispo enviado pelo Papa apura corrupção em Diocese

A Igreja Católica já abriu um processo canônico sigiloso, uma  investigação interna da Igreja, para apurar a veracidade das acusações.

40

O bispo da Igreja Católica, Dom João Inácio Muller está em Limeira, na região de Campinas e ouviu entre esta segunda e terça-feira, 17 padres do Conselho de Presbíteros da Diocese de Limeira.

O objetivo era ouvir os padres a respeito das acusações de corrupção que recaem sobre a Diocese de Limeira. Ele foi enviado pelo Papa Francisco, através de seu representante no Brasil, o núncio apostólico dom Giovanni d’Aniello.

A Igreja Católica já abriu um processo canônico sigiloso, uma  investigação interna da Igreja, para apurar a veracidade das acusações.

No centro dos escândalos está o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, da própria Diocese, que é suspeito de extorsão e coação de padres de diversas paróquias da região.

Na edição do Jornal O Globo, do último sábado, o padre emérito Ângelo Rossi denunciou o bispo afirmando que Dom Vilson  pediu a ele RS 50 mil para comprar armários para sua própria casa em Guaíra, cidade natal do religioso.

O bispo também é suspeito de acobertar denúncias de pedofilia contra o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da função eclesiástica de reitor da basílica de Americana, cidade também da região de Campinas, no último dia 26 de janeiro.

Com relação a isso, cinco adolescentes já tinham feito as denúncias à polícia e, nessa semana, quatro novas testemunhas procuraram a delegacia da cidade de Araras, na região de Limeira, mas a polícia civil informou que não dará detalhes pois o caso segue sendo apurado em segredo de justiça.

Dom João Inácio é atualmente bispo em Lorena, no interior paulista, e deve, a princípio investigar apenas o caso de corrupção na Diocese de Limeira e não o de pedofilia.

A defesa de Dom Vilson não foi localizada para comentar as acusações. Já a Diocese de Limeira informou que não irá se manifestar por enquanto.Com informações da CBN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1