Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Landing Page: o que é, como fazer? Saiba tudo sobre páginas de conversão

As ´landing pages´ geralmente somam a maior quantidade de acessos em um site, já que é onde o consumidor encontra o que realmente busca navegando na internet.

34

As ´landing pages´, como são conhecidas, são ótimas formas para transformar visitantes em Leads (Interessados) e captar informações úteis para sua empresa. Descubra a importância delas para o seu negócio e como usá-las em suas campanhas.

É quase impossível entrar em um site e não encontrar, pelo menos uma ´landing page´, as páginas criadas com foco na conversão. Ela é uma ótima maneira de otimizar um site e ajudar a criar um banco de dados com um público com potencial para consumir o seu produto/serviço ou solução, isso porque dentro de uma ´landing page´ não existe distração nenhuma de forma a que o futuro cliente vá direto única e exclusivamente da oferta divulgada.

As ´landing pages´ geralmente somam a maior quantidade de acessos em um site, já que é onde o consumidor encontra o que realmente busca navegando na internet. É por meio dela que as empresas despertam o interesse do usuário, por isso é necessário ser bem específico e claro sobre a proposta e mensagem que quer passar. Um bom teste para descobri sua eficácia é fazendo a regra dos cinco segundos. Se a pessoa entrar na sua ´landing page´ durante 5 segundos e entender do que se trata a página e o que poderia fazer como ação nela, é sinal de que a sua estratégia está funcionando.

.  Para que sua informação seja transmitida de forma clara, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo e, principalmente, com o design da página, que, ao mesmo tempo que serve de chamativo, também precisa ser clean. Parece confuso, mas na prática o uso das ´landing pages´ é muito mais simples do que você imagina. Para ajudá-lo a incluir as ´landing pages´ nas suas estratégias de Marketing Digital, explicamos a seguir o que elas são, para que servem e como usá-las com eficácia para o seu negócio.

A IMPORTÂNCIA DAS LPs

Parece complicado entender a relação das ´landing pages´ com as conversões realizadas por meio do seu Site, mas elas são muito mais importantes e necessárias do que você imagina. Com elas é possível conquistar um público ainda maior e aumentar as chances de conversão. Entenda como elas funcionam para melhorar o desempenho de sua empresa na internet!

As ´landing pages´ são páginas que tem como objetivo capturar contatos para uma lista de e-mails ou exibir um anúncio específico.  Elas devem ser objetivas por definição de forma incentivar o potencial cliente a tomada de uma decisão, como, por exemplo, cadastrar um e-mail. Por meio das ´landing pages´ é possível criar registros/cadastros de um Banco de Dados com informações para segmentação, evitando que sua empresa perca tempo com aqueles cadastrados que não têm interesse ou não podem pagar pelo seu produto/serviço ou solução.

CRIE A SUA ´LANDING PAGE´ EM 10 PASSOS

Ter uma ´landing page´ não é tão complicado quando você poderia imaginar, basta ficar atento aos detalhes. Para criar uma página simples e objetiva selecionamos algumas dicas. Confira!

  1. TÍTULOS OBJETIVOS E DIRETOS

O título é o primeiro contato do usuário com sua página. Lembre-se de que ele precisa ser atrativo para fazer o usuário entrar na sua página e, ao mesmo tempo, tem de fazer que ele identifique automaticamente sobre o que fala a ´landing page´. Para que isso aconteça não se esqueça de incluir a palavra-chave que defina o seu negócio.

  1. USE CORES COM CONTRASTES

Tenha muito cuidado na escolha das cores, pois elas ajudarão a sua página a ter o destaque necessário. Vale lembrar que o ´call-to-action´ (a chamada para ação) precisa ter destaque dentro da sua ´landing page´, portanto se você usou um fundo claro, escolha uma cor bem chamativa para ele.

  1. PROVA SOCIAL

Uma prova social constitui os comentários de usuários sobre sua oferta. Para dar credibilidade inclua depoimentos feitos nas redes sociais e até número de downloads. Enfim, escolha dados que sejam atrativos para o leitor.

  1. NÃO USE MENUS

Uma ´landing page´ deve ser o mais simples possível. Dentro dela o caminho de conversão deve estar claro. O objetivo é converter o visitante pelo formulário, pela oferta e pelo botão de ação ´call-to-action´. Deixe as outras funcionalidades para o seu site.

  1. CUIDADO COM OS LINKS

Eles são grandes aliados para comprovar a eficácia da sua oferta, porém devem ser usados com moderação. Ao incluir links, você tira a atenção do usuário da sua ´landing page´, portanto redirecione-o apenas para informações de entendimento daquela oferta.

  1. TESTE DIFERENTES FORMULÁRIOS

Para encontrar o formulário ideal para seu público, é preciso testar. Lembre-se de que é preciso ter um formulário curto, caso o contrário corre o risco de ele não preencher até o fim, principalmente se ele ainda não tiver uma relação com o seu negócio.

  1. DÊ ATENÇÃO AO CTA (´CALL-TO-ACTION) CHAMADA PARA AÇÃO

O seu ´call-to-action´ precisa contrastar com as informações da sua ´landing page´. Ele é tão importante quanto o título e precisa mostrar ao público o que você quer que ele faça. Uma boa ideia é criar um botão de ação para que o interessado /´lead´ não tenha dúvida do que precisa fazer.

  1. APOSTE NOS VÍDEOS

Além de serem dinâmicos, eles prendem a atenção do visitante e pode ajudar a apresentar melhor a sua oferta. É uma ótima forma de variar o formato de conteúdo dentro de uma ´landing page´ e também de engajar os seus leitores.

  1. APROVEITE O ESPAÇÕ EM BRANCO

Pode acreditar, ele é extremamente importante para o entendimento da mensagem e da divisão das informações. Para aumentar a compreensão da sua ´landing page´, procure separar o formulário, o ´call-to-action´ e a imagem com espações em branco, isso fará toda a diferença.

  1. SEJA OBJETIVO

Ao criar uma página, é impossível não pensar em mil formas de ´layout´ desenho e conteúdo, porém é preciso tomar cuidado e lembrar que as ´landing pages´ são na essência pontos de conversão rápida, então inclua só o que importa. O usuário que entra em luma LP já está disposto a obter aquela oferta, portanto não precisa mais do que o básico de informações. Cuidado para não pesar no conteúdo.

Há quem odeie os pop-ups, mas também há quem os ame como já disse em artigos anteriores. Eles são ótimos para convidar as pessoas que estão lendo sua página para se cadastrar em seu Banco de Dados.

THANKS YOU PAGE- TYP

É praticamente impossível falar de ´landing pages´ sem citar o modelo das ´thank you pages´, mais conhecidas como as páginas de agradecimentos. Elas têm como objetivo agradecer uma conversão e entregar o link do conteúdo final ofertado. Muitas empresas deixam de investir nela por já ter conquistado uma conversão, porém isso é um erro, já que a importância dela para o marketing digital é gigantesca. É necessário criar uma TYP por dois motivos: custo de conversão no AdWords e FacebookAds e ofertar o próximo passo. No primeiro caso, o “custo de conversão” é instalado quando se tem uma página de destino. No caso de um material didático, por exemplo, essa página é a TYP. É por meio dos softwares de edição de ´landing pages´ que o profissional de marketing consegue acessar as configurações da TYP e adicionar o código de registro de conversão para quem chegou a ela, mudando a análise de resultados para ´custo por lead´.  Já no segundo caso, você consegue aproveitar o momento para fazer ao usuário uma nova oferta um pouco mais direta e, quem sabe, conquistar uma nova conversão.

Bom fico por aqui, semana que vem o artigo será sobre Google Analytics não percam.

Forte abraço e até lá…

Delson Luiz F. Leite.

Consultor Executivo de Transformação Digital     www.einsofti.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.