Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Indaiatuba tem apresentação teatral gratuita neste domingo (5)

4

As apresentações fazem parte das atividades ofertadas pelo Encontro Regional de Teatro e Dança, que também acontecerá neste sábado (4) e domingo (5) em Indaiatuba, com apoio da Secretaria de Cultura e Poiesis. O evento acontecerá no Ciaei e no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Vinte e um Grupos de Teatro e oito de Dança, de 32 municípios do Estado de São Paulo, participarão deste Programa de Qualificação em Artes, que visa potencializar a produção cênica local através de encontros com especialistas, formações e mostras.

Programação aberta

O público poderá conferir gratuitamente duas peças de teatro.

Pêndulo – RZ Cia de Dança de Piracicaba

Data: sábado, 04 de agosto

Hora: 21hrs

Local: Cieai – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina

Classificação: 12 anos

Sinopse: A mente arquiva as mais diversas sensações, alucinações e medos, que tendem a permanecer ocultos no desconhecido do inconsciente, mas que, por vezes, afloram de maneira fugaz. O trabalho discute de que forma as doenças mentais refletem o desconhecido do ser humano.

Direção: Rogéria Zago

Coreografia: RZ Cia de Danças Urbanas

Artista-Orientadora: Cristina Ávila

Orientação Dramatúrgica: Valquiria Vieira

Revista [me] Brasilis – Cia. D’Vergente de Piracicaba

Data: domingo, 05 de agosto

Hora: 18h

Local: Cieai – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina

Classificação: 10 anos

Sinopse: “Revista [Me] brasilis” é inspirado na Obra “O Bilontra” de Arthur Azevedo e na estética do Teatro de Revista. O texto passeia por situações divertidas de uma quase falida Trupe de Teatro que a convite do Rei, chega para divertir os súditos de seu reino. A mistura de dança, paródias e teatro, característica do teatro de Revista – sua vertente é o Teatro Rebolado – faz o espetáculo ser colorido e divertido diante da situação política pelo qual o Brasil está passando, referência marcante com os problemas que Artur Azevedo já escrevia na estreia de seu texto em 1886.

Diretor: Vagner Chiarini

Artista-Orientadora: Daniela Schitini

Encontro Regional de Teatro

Tem como propósito o compartilhamento dos processos de criação dos grupos orientados para apreciação da curadoria, com intuito de avaliar seu desenvolvimento. Neste evento 32 municípios do Estado de São Paulo serão representados por grupos, companhias e coletivos artísticos de teatro. Durante o encontro os grupos participarão de conversas com a curadoria e apresentarão pequenos trechos das peças em desenvolvimento, onde a equipe do Programa poderá avaliar cada processo e realizar apontamentos. O encontro é também um incentivo para que as companhias de teatro trabalhem em rede e aprendam a partir do ato de observar e escutar o outro, uma vez que as apresentações, bem como, os debates são abertas à participação de todos.

Curadoria: Sérgio Ferrara

Assistentes de Curadoria: André de Araújo, Douglas Novais

Encontro Regional de Dança

O curador Ismael Ivo costuma fazer dois ciclos de visitas aos grupos de dança em orientação para acompanhar os processos. Este ano o 2º ciclo acontecerá em novo formato. Os grupos se reunirão em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso. A curadoria deverá apontar diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4º Mostra de Dança, que será realizada em Setembro.

Curador Artístico: Ismael Ivo

Assistente de Curadoria: Andrea Thomioka

Consultora: Cássia Navas

Oficinas para capacitação

Serão realizadas no Centro Cultural Hermenegildo Pinto.

04 de Agosto – Oficina de Dança com Alex Soares

Direcionada a artistas do Corpo Estável de Indaiatuba

Sinopse – Baseado nos processos criativos para concepção dos seus trabalhos coreográficos, o workshop com Alex Soares reúne desafios em multi-camadas de tarefas com objetivo dar ferramentas ao processo de criação e pesquisa; serão desenvolvidos exercícios de consciência corporal e sensibilização, improvisação, criação de procedimentos.

Sobre Alex Soares – Coreógrafo e videomaker. Trabalhou com importantes companhias de dança nacionais e internacionais, como Balé Teatro Guaíra (PR), Balé da Cidade de Niterói (RJ), Balé Teatro Castro Alves (BA), Cia Sesc de Dança (MG), Ribeirão Preto Cia de Dança (SP), Corpo de Baile do Amazonas (AM) e Balé da Cidade de São Paulo (SP). Internacionais: Noord Nederlandse Dans (Groningen, Holanda), Northwest Dance Project (Portland,EUA) e a Hubbard Street Dance Chicago (EUA). Criou e dirige o Projeto Mov_oLA, plataforma de criação artística que ganhou prêmios como o APCA de dança,Guia Folha de SP, Prêmio Governador do Estado de São Paulo e também foi finalista do prêmio da revista Bravo! com seu último trabalho, intitulado “Devolve 2horas da minha vida”.

25 de agosto – Oficina de dança com Samuel Kavalerski

Voltada a professores e líderes de grupos de dança

Sinopse – A oficina pretendente potencializar a formação dos profissionais da dança, que se dedicam ao ensino e desenvolvem processos criativos com grupos, com intuito de qualificar a produção em dança através de ferramentas fornecidas pela orientação artística.

Sobre Samuel Kavalerski Bailarino, coreógrafo e artista visual. Entre 2015 e 2017 foi professor, coreógrafo e ensaiador do Corpo Jovem da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2017, participou do espetáculo teatral Tchekhov é um Cogumelo com a Cia Lusco Fusco. Em 2016, dirigiu Céu de Espelhos, dividindo a criação e a cena com Irupé Sarmiento e recebendo uma indicação ao prêmio de melhor interpretação da APCA. Tem atuado como professor convidado de dança clássica em companhias como o Balé da Cidade de SP e o Balé Guaíra. Foi solista da São Paulo Cia. de Dança entre 2008 e 2013. Integrou o elenco da Quasar Cia de Dança, entre 2005 e 2008, e o Balé Teatro Guaíra, entre 1999 e 2005. É graduado em Artes Visuais com Ênfase em Computação, pela Universidade Tuiuti do Paraná, em 2005. Com informações da Prefeitura de Indaiatuba.

Imagem de capa: divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.