Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Indaiatuba é a cidade mais segura para viver da RMC , segundo pesquisa

5

Indaiatuba, Jaguariúna e Valinhos foram classificadas como as cidades mais seguras para viver na região, segundo uma pesquisa realizada pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat). A avaliação foi feita com cerca de seis mil moradores das 15 maiores cidades da região, com o objetivo de saber como os residentes avaliam a segurança pública em seus próprios municípios. O ranking consistiu em avaliar as cidades a partir de um único número, que poderia atingir no máximo mil pontos. Em primeiro lugar ficou Indaiatuba, com 711 pontos. Em segundo, Jaguariúna, com 654; e em terceiro Valinhos, com 645. A última colocação ficou com Sumaré, que obteve 463 pontos.

De acordo com a metodologia indicada pelo Indsat, a escala de satisfação dos moradores com a segurança de suas respectivas cidades segue a seguinte pontuação: Baixíssimo Grau de Satisfação (abaixo de 350 pontos); Baixo Grau de Satisfação (entre 350 e 450 pontos); Grau Médio de Satisfação (500 e 649 pontos); Alto Grau de Satisfação (entre 650 e 799); e Grau de Excelência (partir de 800).
Para o secretário de segurança pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, o resultado da pesquisa nada mais é do que um reconhecimento da evolução do município. “Para mim esse tipo de pesquisa é a que importa, porque ela ouve o que a população pensa a respeito da sua própria cidade. Há 20 anos, a gente vem realizando um trabalho intenso para melhorar o ensino nas escolas, na saúde e no nível de emprego da nossa população. Hoje, por exemplo, não possuímos nenhuma favela”, ressaltou Pinto.
Renato José de Almeida Chaves Filho, diretor de Segurança de Jaguariúna, por sua vez, disse que o resultado reflete o bom trabalho de policiamento preventivo realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM). “Temos uma boa integração e isso se reflete no resultado final, com certeza, pois as forças de segurança se apoiam mutuamente”, afirmou. Para o prefeito Gustavo Reis, a cidade de Jaguariúna é segura, porque oferece mais oportunidades e uma boa qualidade de vida a seus moradores. “Em breve comemoraremos, também, resultados positivos em outras áreas, assim como já acontece com saúde, educação, cultura e esportes”, disse o prefeito.
Segundo a Secretaria da Defesa do Cidadão de Valinhos, Lais Helena Antonio dos Santos Aloise, a cidade possui hoje uma qualidade de vida acima da média. “Eu sempre digo que a segurança é como uma locomotiva, no qual todas as peças precisam estar engrenadas para que tudo funcione da melhor maneira possível. Nós realizamos um trabalho integrado muito forte em conjunto com a Polícia Militar (PM) e isso nos permite ter uma segurança em todos os locais da cidade.”, explicou a secretária.
Já a Prefeitura de Sumaré informou que apesar do resultado ruim, o índice de criminalidade no município vem diminuindo ano após ano. De acordo com o Governo do Município, o ano de 2018 apresentou queda de 7,79% nos índices de criminalidade no primeiro bimestre, comparado ao mesmo período de 2016.
“Nosso objetivo é que neste ano os índices de criminalidade continuem caindo.
No início do ano, por meio de um esforço conjunto entre Prefeitura e Polícia Militar, inauguramos a nova sede da 2ª Companhia do 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) no Jardim Bom Retiro, região da Área Cura, com uma infraestrutura que garante um ambiente de trabalho mais adequado aos policiais e um atendimento de qualidade à população. Também assinamos junto à Polícia Federal de Campinas um termo de cooperação com a finalidade de realizar ações, operações, fiscalizações e atividades conjuntas na área de segurança pública. O trabalho continua intenso para garantir a proteção da população”, explicou o prefeito, Luiz Dalben.
Com informações do Correio Popular/RAC
Imagem de capa:Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.