Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Homem, será que existe cabelo ruim?

7

Por Tom Nishi – Ganha força a cada dia o debate sobre o empoderamento feminino que, em boa medida, dialoga também com uma longa discussão sobre padrões estéticos. Será mesmo que a mulher deve se vestir conforme exige a cultura dominante? Será mesmo que existe uma forma pré-estabelecida de beleza feminina?

Quando a discussão é em torno do cabelo, o debate se amplia, e passa também a discutir a temática do racismo. Será mesmo que uma mulher negra precisa passar horas do dia fazendo chapinha para alisar o cabelo e assim ter um penteado europeu? Não seria muito mais interessante se trabalhasse num penteado que realçasse sua beleza negra?

Ao que tudo indica, as mulheres estão cada vez mais dispostas a questionar padrões e regras e eu concordo em gênero, número e grau com essa postura progressista. Mais do que isso, entendo que esse movimento questionador e libertário deve se expandir e também abranger homens de origem afrodescendente.

Ora, não existe essa história de cabelo ruim. Ruim mesmo é esse grande preconceito que a população negra e mestiça sofre, ao ponto de até mesmo algo tão natural, como fios de cabelo, serem alvo de olhar crítico. Negros e mestiços não precisam raspar seus cabelos para terem penteado bonito (embora a raspagem também possa cair bem), pois há diversas outras opções de cortes interessantes e esta coluna agora apresenta 3 sugestões: -Black Power: O mais famoso deles, ao pé da letra significa, poder negro. O corte ganhou fama, na década de 70, junto com o movimento que possuía o mesmo nome, sinônimo de liberdade, esse cabelo se resume em deixalo no aspecto mais natural, quanto mais crespo, melhor!

-Flat Top: Cabelo ganhou fama nos anos 80/90, com o movimento Hip-Hop e foi adotado pelo ator Will Smith. O corte é reto no topo da cabeça e mais curto nas laterias, esse corte também é muito usado por militares.

– Shaved side part: Esse corte está em alta, o grande lance está em criar uma ilusão de cabelo repartido, mas na realidade essa divisão é feita com a navalha, raspanos fios. Esse corte têm várias possibilidades de estilos; Fade, Razored, Choppy entre outros.

Imagem: Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.