Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Fazer escolhas nem sempre é fácil

Dificuldades e mudanças fazem parte da nossa vida, portanto, escolhas também, e quando estamos prestes a vive-las a primeira pergunta que vem a nossa mente é, o que será que vai acontecer?

97

Fazer escolhas nem sempre é fácil e muitas vezes perturbam a nossa mente, principalmente em razão das consequências de uma possível escolha errada. Provavelmente em função do medo, muitas pessoas têm dificuldade em fazê-las. Simplesmente não conseguem decidir nada sem antes perguntar para alguém se estão fazendo a coisa certa. Quem de nós nunca “parou no tempo”, tentando decidir o que fazer? Quem nunca sentiu um aperto no coração pelo receio de fazer uma escolha errada? Quem nunca se deparou com questionamentos tais como: “Será que esse curso é realmente o que eu quero?”, “No que devo trabalhar?”, “Como devo resolver este problema?”, “Essa pessoa é realmente a certa para mim?” — dentre tantos outros! Sim, questões como estas muitas vezes nos perturbam pois, é nosso desejo fazer escolhas certas que nos trazem paz!

Dificuldades e mudanças fazem parte da nossa vida, portanto, escolhas também, e quando estamos prestes a vive-las a primeira pergunta que vem a nossa mente é, o que será que vai acontecer? Uma pergunta complexa e preocupante que ao fazê-la precisamos tomar cuidado pois, quando ela surge pode começar a tirar nossa paz e com isso corremos o risco de abrir a porta para a ansiedade que pode surgir como um furacão, tirando tudo do lugar e conforme sua intensidade trazendo muita destruição.

Ansiedade, quando ela chega tudo muda e não conseguimos mais nos concentrar. Parece conseguir ficar com toda atenção e não faz questão de dividir com mais nada. Se não agirmos rápido ela assume todo controle promovendo grande influência em nossas decisões. Resultado, pode nos conduzir direto para o meio de um furacão.

Tenho aprendido nestes cinquenta anos que viver traz ansiedade, e às vezes ela não é ruim. Agora o grande problema é quando ela resolve ficar e morar. Quando nos domina e não mais conseguimos uma noite tranquila de sono, quando passamos a não ter esperança e o que era para ser simplesmente só mais um problema se torna um desespero, quando o que era para ser simples fica complicado.

Verdade é que é péssimo estar prestes a viver algo do qual não temos nenhum controle sobre as consequências.

Provérbios 12.25 “As preocupações roubam a felicidade da gente, …” – Uma vez que não temos poder de saber o futuro, tomar decisões exige muita responsabilidade.

Precisamos urgentemente entender que os desafios, as oportunidades e as tomadas de decisão são fatos constantes do dia a dia. Basta observar nosso cotidiano. Podemos nos deparar com questionamentos simples como: ir ou não na academia, dormir mais cedo para acordar mais disposto ou ficar acordado até tarde, estar em determinado evento ou não…  e assim vai. E, obviamente, algumas decisões mais complexas, tais como: trocar de emprego ou ficar na zona de conforto, abrir um empreendimento ou não, comprar uma casa ou não, ter filhos ou não, entre outros.

Por mais que seja importante nos sentirmos seguros, só conseguiremos crescer, nos desenvolver e evoluir ao sair da nossa zona de conforto. Para isso se faz necessário a escolha de aprender coisas novas. É fundamental escolher nunca ficar parados em relação aos nossos desejos e sonhos!

É compreensível o fato de que quando estamos prestes a viver algo diferente, acabamos permitindo que o medo tire o nosso sono e roube a nossa paz. Contudo, não podemos de forma alguma correr o risco de deixá-lo dominar tudo. Talvez nosso pior erro, em função das nossas emoções, é nos desanimar e escolher deixar tudo do jeito que está. Para superar este medo é preciso lutar, é preciso força e determinação, é preciso gerar a paciência e manter o controle emocional, é preciso rever nossos pensamentos.

Fazer escolhas nem sempre é fácil, porém, assumir nossa capacidade em tomar decisões é muito importante para manter uma saúde emocional e mental, mas… nem sempre é uma tarefa fácil. Em situações mais complexas, fazer uma escolha e tomar uma decisão exige tempo, discernimento e análise. Além disso, em alguns casos as consequências podem ser altamente prejudiciais. Mesmo assim, uma coisa é certa: é preciso ter uma determinação! Quando alguém deixa de decidir entrega a vida ao acaso.

“A grande glória da vida não está em nunca cair, mas em se levantar a cada vez que caímos.” Nelson Mandela

“O impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca, que prefere viver no mundo como ele está, em vez de usar o poder que tem para mudá-lo, melhorá-lo. Impossível não é um fato. É uma opinião. Impossível não é uma declaração. É um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. O impossível não existe.” Muhammad Ali.

“Vida é 10% o que acontece a você e 90% como você reage a isso.” Charles Swindoll

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. Confúcio

Verdade é que tudo na vida passa a ser uma questão de escolha. E, embora muitas vezes, em decorrência das circunstâncias, possamos nos sentir sem opções ou mesmo encurralados, o poder de decidir como vamos lidar com cada situação, deve ser sempre nosso. Contudo, não podemos desprezar e descartar, em hipótese alguma, os bons conselhos. Principalmente daqueles que possuem uma experiência de vida maior do que a nossa. Eu particularmente, fiz várias escolhas e tomei algumas decisões muito importantes baseadas em conselhos de pessoas muito mais experientes e confesso ter sido bem-sucedido.

Muitos de nós não lidamos bem com momentos de escolhas e com a questão da decisão, difícil dizer se é normal ou não, fato é que podemos ser influenciados pela questão da baixa estima, da falta de confiança e, por isso, não nos sentirmos capazes. O resultado, é que acabamos assumindo uma postura temerosa, abrindo mão de decidir e passando para outros esta responsabilidade. É muito difícil viver uma vida de indecisões, sem saber que caminho escolher, sempre com medo do que pode acontecer. Esta falta de confiança mina nossos resultados, compromete nossa autoestima e limita drasticamente nossa confiança.

O medo e o coração indeciso, ansioso, não combinam com o que Jesus, o mestre dos mestres, propôs para nós. João 14.27 “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.”

Uma decisão inteligente é aquela que abre possibilidades e produz resultados que beneficiam não só nós mesmos, mas também a todas as outras pessoas que nos são importantes. O jeito que vivemos a vida é um resultado direto das escolhas diárias que estamos tomando. Uma colocação simples: quanto melhores são as nossas escolhas, melhor será a nossa vida.

Outra coisa, nem sempre é fácil tomar decisões porque isso implica assumir a responsabilidade por suas consequências, algo que não somos acostumados ou ensinados a fazer ao longo da vida.

Por fim, uma escolha é bem-feita quando ela vem acompanhada de sabedoria. Mas a sabedoria tem suas exigências e nem todos tem a habilidade de cultiva-la sempre. Nem todos a trazem guardada na mente e no coração. Então como fazer escolhas sem a parceria constante da sabedoria?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1