Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Fábrica de cerveja artesanal e cervejarias ampliam produção e vendas na RMC

4

A boa fase do mercado cervejeiro no Brasil tem tido reflexos na economia da região de Campinas (SP). Uma fábrica de cervejas artesanais na metrópole ampliou sua equipe e produção com dez estilos diferentes de cervejas, totalizando quase 40 mil litros por mês. Além disso, uma cervejaria em Vinhedo (SP) aposta em atividade gratuita para interessados em se especializar na área.

Os profissionais que atuam nas duas cidades concordam que o setor se mantém emergente no país. Um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, que regulamenta o setor cervejeiro nacional, mostrou que existem 679 cervejarias no Brasil, com mais de 8,9 mil produtos registrados.

Segundo o mestre cervejeiro Cícero Gieseke, nos últimos cinco anos houve um ‘boom’ de abertura de microcervejarias.

“É um mercado em ascensão, mas tem muito espaço ainda”, apontou Gieseke.

Experiências e oportunidades

O sommelier de cerveja Gabriel Zane comentou sobre as oportunidades do setor. “Hoje tem muitas áreas que o somelier pode atuar, como consultorias para cervejarias”, disse. Zane fez dois anos de preparação e hoje trabalha na cervejaria de Vinhedo.

Na loja, os interessados podem acompanhar o processo produtivo de uma cerveja artesanal. A atividade é realizada uma vez a cada dois meses, em média. A intenção em oferecer a atividade é ampliar o leque de experiências e a degustação do interessado.

Cervejaras artesanais apostam em ampliar a variedade de produtos e oferecer cursos de especialização. (Foto: Reprodução/EPTV)

Cervejaras artesanais apostam em ampliar a variedade de produtos e oferecer cursos de especialização. (Foto: Reprodução/EPTV)

Carreira

Nove meses atrás, Alexandre Venturini Carrara era recém-formado em engenharia química e estava desempregado. Atualmente, Carrara atua como técnico cervejeiro em uma fábrica de cervejas artesanais em Campinas (SP).

A empresa começou com seis colaboradores e agora conta uma equipe quatro vezes maior. Um dos sócios Ladir Neto ressaltou que é preciso fazer produtos diferenciados para se posicionar nesse mercado.

Neto também chamou atenção para a importância de acompanhar no que o público está mais interessado, como cervejas com aromas cítricos, com gosto amargo, azedo, doces, entre outras.

“Nada como você ver o começo e o final do seu produto e ainda poder apreciar ele”, ressalta Carrara.

Fábricas e lojas de cervejas artesanais ampliam a variedade de produtos graças ao crescimento do setor no Brasil (Foto: Reprodução/EPTV)

Fábricas e lojas de cervejas artesanais ampliam a variedade de produtos graças ao crescimento do setor no Brasil (Foto: Reprodução/EPTV)

 Com informações do G1
Imagem de capa:Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.