Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Estudar demais pode causar miopia?

5

“Professora, sua aula está me deixando míope?”

Pode parecer uma pergunta despropositada, mas há ciência por trás dela.

Um novo estudo publicado no periódico British Medical Journal diz haver “fortes evidências” de que, quanto mais anos estudamos, maior será nossa necessidade de usar óculos.

A crença de que estudar demais faz mal para os olhos é antiga, mas ninguém havia ainda provado isso.

Afinal, não seria considerado algo ético submeter crianças a horas e mais horas de estudo em um lugar fechado só para ver o resultado e, assim, testar a teoria.

Mas cientistas da Universidade de Bristol e de Cardiff, na Inglaterra, usaram um recurso para contornar esse problema: analizaram 68 mil pessoas e seu DNA.

Um grau de miopia

Algumas pessoas têm genes que tornam mais provável que elas se tornem míopes, enquanto outras têm genes que as tornam predispostas a estudar por mais tempo.

Os cientistas mostraram que estas últimas tinham mais chance de ficarem míopes, mas que os genes ligados à miopia não tornavam mais provável que uma pessoa estudasse por mais tempo.

Os pesquisadores apontam que, em média, cursar uma faculdade até o fim pode fazer com que a pessoa tenha um grau de miopia a mais em comparação com quem parou de estudar aos 16 anos.

Isso é relativamente pouco, mas suficiente para que uma pessoa precise de óculos para dirigir, por exemplo.

Em casos mais graves, a miopia pode elevar o risco de deslocamento de retina e degeneração macular, que gera uma piora gradual da visão. Em ambos os casos, há o risco de se ficar cego.

‘Para educar melhor’

Isso não significa que as pessoas devem parar de estudar, diz a cientista Denize Atan, que participou da pesquisa.

Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionClaridade de espaços abertos ajuda a prevenir problemas de visão

“Obviamente, queremos que as pessoas frequentem a escola, mas queremos estimular uma discussão sobre como educar melhor nossas crianças.”

Os pesquisadores destacam, ainda, que não sabemos o impacto que novas tecnologias, como smartphones e computadores, têm sobre nossa visão.

O estudo foi realizado com pessoas que entraram em idade escolar há mais de 50 anos, então, os efeitos da vida moderna sobre o desenvolvimento dos olhos ainda são desconhecidos.

Isso porque pesquisas realizadas na Ásia apontam que ficar ao ar livre protege nossa visão, porque a claridade ajuda os olhos a se desenvolverem normalmente e previne a miopia.

Então, o tempo que hoje passamos em ambientes fechados preocupa Atan. “Podemos estar criando problema no futuro”, diz. Com informações da BBC

Imagem de capa:GETTY IMAGES

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.