Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Equipe de saúde se forma em curso de Capelania Hospitalar

A Capelania Hospitalar da assistência aos enfermos seja em qualquer estágio, em diversos órgãos hospitalares.

11

A Secretaria de Saúde proporcionou para um grupo de 11 servidores o curso de Capelania Hospitalar ministrado pela Unipas-União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários. O objetivo do treinamento é colaborar com a humanização da assistência hospitalar, propiciando melhor relacionamento profissional-paciente, alívio do estresse, aderência ao tratamento médico, satisfação do atendimento, resiliência e qualidade de vida.

A Capelania Hospitalar da assistência aos enfermos seja em qualquer estágio, em diversos órgãos hospitalares, com visitas periódicas conforme regulamento interno e orientações ao paciente e família, auxiliando na amenização do sofrimento do mesmo e oferecendo conforto com palavras e gestos de altruísmo levando fé, amor e esperança através da Palavra de Deus e das Sagradas Escrituras sem distinção de crença religiosa. Esse serviço está amparado na Lei Federal nº 9.982/2000 da Constituição Federal de 1988, no artigo 5º Parágrafo VII, e baseia-se no princípio da laicidade, ou seja, o estado não exerce poder sobre a religião e vice-versa.

Diante dessa necessidade e visando a integração entre Poder Público, a Secretaria da Saúde sob a gestão da secretária Graziela Garcia e da UNIPAS Capelania Internacional, sob a Direção de Gerson Luiz Vieira, Pastor e Capelão Diretor da UNIPAS Capelania Regional de Campinas, foi idealizado o Curso de Especialização em “Capelania Hospitalar e Primeiros Socorros”, com 24 candidatos, sendo 11 colaboradores da Secretaria da Saúde e 13 entre voluntários e capelães. Em março foram entregues os Certificados a todos no Gabinete de Prefeito.

Na ocasião foi entregue ao Executivo a Lei Municipal nº 6.575 de 13 de Maio de 2016, que dispõe sobre a regulamentação do Serviço de Capelania no Município de Indaiatuba. Após a Cerimônia Graziela salientou que o próximo passo consiste em planejar as atividades de visitação nas Bases Hospitalares em conformidade com cada coordenação local, e prosseguir na formação e capacitação de outros candidatos com perfil da Secretaria da Saúde e voluntários para atender a demanda dos usuários, pacientes e famílias bem como aos colaboradores da rede pública.

Os funcionários da Saúde formados em Capelania Hospitalar são: Claret Tocaceli Nery; Solange Cristina Piato; Luana Thaiza Mendes dos Santos; Jaqueline da Silva Buoso; Ercilene de Lima Soares; Denise de Moura Klinke; Elaine Cristina Pistoni; Jaqueline Queiroz Mota; Evelyn Tabata Vaciloto; Eliandra Ferreira da Cruz; Alexandra Rosa. Com informações da Prefeitura de Indaiatuba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1