Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Enxergando muito além dos olhos

27

Nossos olhos estão em constante movimento e, enquanto alguns destes são controlados, muitos ocorrem inconscientemente. Nos servimos deles o tempo todo e eles não só refletem o que está acontecendo no nosso cérebro ou coração como também podem influenciar a maneira como nos lembramos das coisas e tomamos decisões.

“O que os olhos não veem o coração não sente”, “o pior cego é aquele que não quer ver”, … se os idiomas estão cheios de expressões como essas, é porque a visão nos parece algo concreto, incontestável, ou seja, o mais imediato dos cinco sentidos. Uma visão de mundo que venhamos nutrir e assumir como real, determinará a forma como vamos sentir e viver nossa realidade pois, os próprios fatos ganham um colorido dependendo da visão emocional que temos dele.

Todos os dias, com os olhos abertos, enxergamos milhares e milhares de coisas, formas, cores e etc., mas por vezes nos esquecemos de enxergar de olhos fechados, somente com os olhos da alma. Ou seja, enxergar aquilo que está além da linha do horizonte, enxergar o que honestamente nos motiva e o que nos toca profundamente.

Outro fato importante é que: todos os dias temos a chance de cruzar nosso olhar com o olhar do outro e trocar além de vivências também expectativas e conhecimentos. Mas, quantas vezes desviamos esses olhos e não nos permitimos trocar tais experiências? Quantas vezes não nos permitimos ser vistos ou ver o interior do outro, ou até mesmo falar por meio dos olhos? Um olhar guarda ou revela muita coisa, muitos segredos ou muitas emoções!

Por que os olhos dizem tanto sobre nós? Porque eles possuem um poder extraordinário que nos torna capazes de transmitir confiança, de causar rejeição, de anunciar o nosso humor e…, são um estranho mecanismo que nos torna capazes de, somente com um olhar, convencer, seduzir, rejeitar e por aí em diante…

Nas Sagradas Escrituras encontramos o seguinte alerta do próprio Jesus: “Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!” Mateus 6.22-23

“Se o seu olho for puro, haverá o brilho do sol na sua alma. Mas se o seu olho estiver coberto de maus pensamentos e maus desejos, você está em profunda escuridão espiritual. E como essa escuridão pode ser horrível!” Bíblia Viva – Ele nos chama a atenção para uma profunda reflexão sobre a importância dos nossos olhos!

Sim, há olhares que apaixonam e que transmite confiança. Por outro lado, outros são capazes de matar ou de provocar profundo desassossego. Há olhos que são ferozes, carregados de ódio. Detalhe, estes sempre trazem olhares que assustam, que predizem as más intenções. Mas também há olhares sorridentes, cheios de vida e outros brilhantes que anunciam estarem apaixonados. Seriam como pequenas janelas por meio das quais revelam nossa alma e por onde nossos sentimentos voam e outras vezes, são grandes janelas que projetam nossa tormenta.

Nem tudo que parece é! Ou seja, muito cuidado, nem sempre o que vemos é aquilo que estamos enxergando na realidade. Enxergar é apenas olhar sem avaliar com mais cuidado aquilo que estamos enxergando.

Compreender e ter sempre em mente que nossos olhos comunicam é uma poderosa ferramenta na forma de aprendermos a se relacionar com o mundo e as pessoas à nossa volta, assim além de revelar mais sobre nós mesmos, também conseguiremos compreender com mais precisão o que os outros estão querendo dizer em cada momento.

Atentos a tudo isso, quanto mais aprimorarmos nossa capacidade de enxergar, mais conseguiremos expandir nossa habilidade para ir além das palavras e de ver e perceber o que está além do enxergar dos nossos olhos.

Não tem como, em algum momento tudo que aparenta estar invisível salta aos olhos, então, o esconder e negar nossos sentimentos geram somente um alto preço emocional.

Detalhe que certamente já é sabido por todos. Se conhecer pode se tornar uma tarefa árdua e tomar a decisão de mexer em sentimentos pode ser ainda muito mais difícil. Durante os vários processos e tomadas de decisões pode-se chorar muito, os questionamentos podem ser inúmeros e a vida sempre correndo o risco de se desestabilizar. Mas então chegasse ao depois, ao desfecho, e a coisa está feita, aí a recompensa fica escancarada nos olhos e revitaliza a face. Uma expressão de verdadeiros milagres em nossa autoestima.

Existem coisas que insistimos em não perceber ou enxergar por não admitir nossa fragilidade! Para muitos, é mais fácil viver uma existência com uma venda nos olhos e o coração cheio de remendos, se protegendo assim de sentimentos dolorosos. De certo modo seria como seguir a famosa premissa “não sentir para não sofrer”.

Uma das personalidades mais famosas do mundo, Nelson Mandela, acreditava na liberdade da mente acima de tudo: “podemos tirar a venda dos olhos para enxergar, mas uma mente cega é muito mais complicada. Dois olhos vendados enxergam mais que uma mente cega.”

Precisamos ter olhos de águia para enxergar o que os outros não veem. Sim, é preciso enxergar o que ninguém vê! É necessário conseguir enxergar além do óbvio, olhar para onde todos estão olhando e ver o que ninguém consegue ver, embora definitivamente, não seja uma tarefa nada fácil!

Como foi e quando foi que perdemos a capacidade de enxergar? Vale a pena trazer a memória e reverter este equivoco.

Bem, nossas palavras nem sempre comunicam o que realmente queremos dizer, elas são filtradas principalmente pelas circunstâncias. Algo muito diferente ocorre com nossos olhos, por isso são chamados de “janelas da alma”.

Novamente, às vezes, temos que fechar os olhos e ver somente com o coração. Só assim seremos capazes de descobrir o que é realmente importante, o que realmente é verdadeiro e o que vale a pena. Porque só quando nossa visão interior está olhando e nossa alma fica satisfeita o horizonte se mostra claro e surgem novas possibilidades.

Jamais esqueça que o olhar abre um atalho para a comunicação! Quem nunca ouviu a frase “Um olhar vale mais que mil palavras.”

Que a gente nunca se esqueça de enxergar o interior, pois a pior cegueira é a cegueira da alma. Se nossos olhos estiverem contaminados de conceitos fora dos padrões de moralidade, preconceituosos e limitados não será de estranhar um coração que esteja intoxicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.