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Entre para o YouTube

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ENTRE PARA O YOUTUBE

 Ele não é uma ferramenta só para quem quer ser famoso na Web, ensinar algo ou fazer dinheiro; ele também é útil para os comerciantes se destacarem no mercado. Se você quer ser visto de forma diferente pelos seus consumidores e sair na frente da concorrência, mostrarei como usar o site de vídeos para alcançar as suas vendas e fidelizar os seus clientes.

O QUE É O YOUTUBE?

Atualmente, todo mundo só fala dele e a cada dia que passa nasce novas celebridades por lá e pessoas curiosas em saber como elas conquistaram milhões de espectadores – e de dólares/reais. Mas você ainda não sabe o que é? A explicação é simples: O YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos dos mais variados temas em formato digital. Ele utiliza os formatos Adobe Flash e HTML6 para disponibilizar o seu conteúdo e é o mais popular site do gênero, já que permite que os seus usuários hospedem os mais diferentes tipos de conteúdo, com exceção de materiais protegidos por direitos autorais, mais conhecidos como copyright.

CRESCIMENTO CONSTANTE

Uma curiosidade engraçada é que, em 2010, cinco anos após sua criação, o YouTube já transmitia em HD e passou de 8 milhões de vídeos visualizados por dia para 2 bilhões. Para entender melhor, esse número foi comparado à audiência das três maiores emissoras de TV dos Estados Unidos. Se juntarem as três, o YouTube ainda teria maior audiência. Dá para acreditar? Mas, mesmo assim, no aniversário de 5 anos de sua invenção, foi divulgado que até então o site não havia trazido lucro para os seus proprietários! Porém, isso foi questão de tempo, porque os números foram aumentando…. Em 2013, o site Business Inside divulgou uma lista dos 5 maiores sites do mundo com base em um estudo da consultoria norte-americana ComScore. Na lista, o YouTube já aparecia em terceiro lugar, com 721,9 milhões de visitantes únicos, ficando atrás somente do Facebook e do próprio Google. Atualmente, o YouTube já conta com mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet. E o tempo de exibição do site tem crescido, pelo menos 50% a cada ano. Por mês são assistidos mais de 6 bilhões de vídeos. Ou seja, já está mais do que na hora de sua empresa aparecer por lá!

INTERAGINDO COM O CONSUMIDOR

Em tempos de crise, para se sobressair entre tantas empresas é preciso criatividade. E, atualmente, para quem quer despontar nos negócios, é preciso investir em novas formas de interagir com os seus consumidores, como criando um canal bacana no YouTube e nas Redes Sociais. Esta é uma forma de ir atrás dos Clientes, mostrar o quanto o produto ou serviço que você vende tem qualidade e levar a ele a necessidade de adquirir os eu produto ou serviço. É um excelente canal de comunicação que cria a proximidade entre o vendedor e o comprador. Pelo YouTube é possível divulgar o vídeo de uma novidade e, principalmente, mostrar para o consumidor como aquilo funciona e para que serve.

QUAL É O SEU PÚBLICO?

Antes de ter um canal, gravar um vídeo ou fazer qualquer outra coisa, o primeiro passo deve ser definir o seu público-alvo. Para quem você quer falar? Homens, Mulheres, adolescentes? O que você quer falar? Quer falar sobre games? Moda e Beleza? Ensinar customização? Apenas mostrar os seus produtos? Falar de seus serviços? Só após de definir seu público e tema é que será possível trabalhar em um canal. Lembre-se também de buscar outros canais de empresas que falam sobre o mesmo conteúdo que você e busque se destacar. Pense na concorrência e lembre-se que, se ele produz um conteúdo bom, para você se destacar terá que produzir algo cinco vezes melhor. Tente pensar também em maneiras diferente sem abordar o seu tema, pois isso, com certeza, vai atrair a atenção do público e trazer muitos inscritos.

PRODUZINDO CONTEÚDO

Se você é comerciante, deve querer saber como usar o seu canal, certo? É muito fácil, sabe as novidades que chegam à sua loja semanalmente ou mensalmente? Ou aquele serviço novo e legal que você começou a oferecer e acha que é diferente de tudo que existe no mercado? Que tal chamar um Cliente para testar e gravar tudo em vídeo dando a sua opinião sobre a loja e o serviço oferecido? Ou que tal você mesmo testar para sentir na pele o seu próprio atendimento e qualidade do produto ou serviço?

Atualmente, comprar on-line se tornou uma febre e, cada dia mais, as pessoas se sentem à vontade e seguras para comprar pela internet. E a decisão de compra é a consequência de uma longa pesquisa do consumidor, que antes de chegar à sua loja vai pesquisar com o s amigos, nos fóruns na Internet e, principalmente, no YouTube sobre o produto ou serviço oferecido por você. Se ele já vai achar bacana ter um ´review´ bom de algo pelo canal de algum youtuber, imagine só encontrar você, ali, nas redes sociais! Isso vai passar proximidade e confiança ao consumidor, que se achar que o produto realmente vale a pena efetiva a compra sem mais pensar. E, com isso, a chance de ele voltar sua loja e fidelizar é muito maior! Se não sabe como começar a investir no YouTube, pois tem uma lista vasta de produtos e serviços, tente selecionar as novidades e os mais vendidos, pois são geralmente eles que os consumidores estão buscando. Existe duas lojas muito famosas que fazem isso muito bem no YouTube, a Fast Shop e a Polishop como exemplos.

FAÇA COMO ELES!

Duas grandes lojas de produtos e eletrodomésticos, além de ser sucesso com as suas lojas físicas, também resolveram inovar para conquistar ainda mais confiança dos consumidores. Uma das grandes sacadas foi criar um canal no YouTube para mostrar o funcionamento de seus produtos mais vendidos e ainda dar dicas de como cuidar para que o seu tempo útil seja ainda maior. Veja quais são elas, como elas usam esse canal de comunicação e inspire-se a fazer a diferença pelo seu negócio!

FAST SHOP (FASTSHOPBR)

Além de poder encontrar as campanhas publicitárias da loja que geralmente podemos ver na TV, como de datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal, entre outras, sem eu canal do YouTube, a Fast Shop apostou em falar um pouco mais sobre os produtos encontrados nas lojas, mostrar as suas melhores funcionalidades, como cuidar e, além disso, de temos em tempos, produzir vídeos mostrando a experiência de compra de seus consumidores, o que é bacana para quem nunca comprou nada pela loja. O diferencial do canal da Fast Shop no YouTube também é p anúncio de campanhas como a Semana do Consumidor, na qual os produtos têm um desconto de até 30% off. Enfim, o canal YouTube é ótimo para Clientes que estão começando a comprar em sua loja, mas melhor ainda para os Clientes fidelizados, que podem acompanhar todas as novidades e criar novas necessidades de compra.

POLOSHOP

A loja é conhecida por mostrar seus produtos com maestria para todo mundo pelos canais da televisão, porém, agora, além do espaço na TV, a Polishop também está nas redes sociais conversando com os seus consumidores, e, principalmente, no YouTube. Assim como na Fast Shop, no canal Polishop é possível encontrar os ´reviews´ dos produtos, como usá-los, entender melhor por que eles podem ser a melhor pedida para o seu dia-a-dia e até como limpar cada um e cuidar deles, de forma bem didática. O mais bacana é que o conteúdo postado no YouTube é feito especialmente para ele. Isso faz grande diferença no relacionamento com o consumidor, pois a pessoa sente o cuidado da marca ou do lojista ao produzir conteúdo mostrando a qualidade dos eu produto e o porquê será tão bacana tê-lo em casa.

É perceptível que tanto a Polishop com a Fast Shop ainda está começando neste ramo, pela pouca quantidade de vídeos e seguidores, então quanto antes você conseguir começar com o seu canal, mostrando os seus produtos da forma mais criativa e interativa, com certeza, mais rapidamente sairá na frente da concorrência.

Bom vou ficando por aqui, próxima semana vou aprofundar um pouco mais este tema OK.

Até a próxima segunda.

Delson Luiz F. Leite.

Imagens: reprodução

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