Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Entenda por que Hazard é um dos jogadores mais cobiçados do mundo

L! analisou motivos que fazem do belga o objeto de desejo dos clubes mais ricos da Europa; Conceito de 'franchise player', versatilidade e até Mundial de 2018 estão entre os fatores.

15

No dia 29 de maio, na final da Liga Europa contra o Arsenal, no Azerbaijão, Eden Hazard pode fazer seu último jogo pelo Chelsea. O jogador teria comunicado os companheiros que está de saída do clube inglês e, após a vitória contra o Eintracht Frankfurt na semifinal da competição europeia, no que foi a última partida dos Blues em Stamford Bridge na temporada, parece ter se despedido dos torcedores azuis.

O destino do craque de 28 anos deve ser o Real Madrid, mas o interesse da Europa no futebol do meia-atacante não vem de hoje. Desde a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, competição em que Hazard teve grande destaque com a seleção da Bélgica, os rumores envolvendo o atleta borbulham. Além do clube merengue, Barcelona, Paris-St Germain e Bayern de Munique manifestaram interesse no camisa 10 do Chelsea. Por que o atleta se tornou um dos mais cobiçados no futebol mundial?  Veja os fatores abaixo:

REFLEXOS DA COPA DO MUNDO DE 2018

Hazard (Bélgica)
Hazard foi um dos destaques da Copa do Mundo de 2018
(Foto: AFP)

O interesse dos clubes mais ricos da Europa em Hazard ganhou força após o desempenho do jogador na Copa do Mundo de 2018, que levou a Bélgica ao terceiro lugar. Em seis partidas na Rússia, o atleta foi eleito “o melhor do jogo” em metade – nas vitórias contra a Tunísia, Japão e Inglaterra. Tal desempenho fez do meia-atacante um dos favoritos a receber o prêmio de melhor jogador do torneio – que acabou nas mãos de Luka Modric, da Croácia.

Trajando a camisa 10 e a faixa de capitão da seleção belga, Hazard terminou o mundial com três gols e uma assistência. No fim de 2018, o meia-atacante acabou em sétimo no “Fifa The Best”, eleição da entidade para o posto de Melhor Jogador do Mundo.

FASE ARTILHEIRA

Hazard - Liverpool x Chelsea

Hazard comemora gol marcado contra o Liverpool, na Premier League – (Foto: Paul Ellis / AFP)

A um jogo do fim da temporada – a decisão da Liga Europa contra o Arsenal, no dia 29 de maio – Hazard já igualou seu melhor desempenho pelo Chelsea em relação a número de gols. O jogador marcou 19 vezes, mesmo quantidade alcançada em 2014/2015, quando clube azul sagrou-se Campeão Inglês, e o belga foi eleito o craque da competição tanto pela Associação de Jogadores Profissionais, como pelos jornalistas da Inglaterra.

VERSATILIDADE

Chelsea x Burnley - Hazard
Jogador de 28 anos pode jogar em qualquer função do ataque – (Foto: AFP)

Eden Hazard despontou no Lille (FRA) na temporada 2011/2012, atuando como um meia-atacante, posição clássica do futebol brasileiro. Mas desde que chegou ao Chelsea na metade de 2012, ao longo de sete temporadas, o belga atuou na ponta esquerda na maior parte do tempo.

Na última temporada, porém, os Blues sofreram com o mal desempenho de seus centroavantes. O espanhol Álvaro Morata (emprestado ao Atlético de Madrid na janela de verão), o francês Olivier Giroud e o argentino Gonzalo Higuaín não corresponderam, o que fez Maurizio Sarri utilizar o belga como um falso 9. Mostrando que também pode atuar no comando do ataque, o jogador de 28 anos tornou ainda mais vasto o seu repertório.

“FRANCHISE PLAYER”

Hazard

Craque belga atingiu o mais alto patamar no futebol mundial – (Foto: Reprodução)

Mais comum nos esportes americanos, o termo “franchise player” é utilizado para denominar jogadores como Lebron James, James Harden e Giannis Antetokounmpo, que “carregam” suas equipes na NBA. No futebol, a expressão poderia ser aplicada a jogadores como Cristiano Ronaldo, Messi, Pogba e…Hazard, em relação a seus times.

Não são muitos os atletas que conseguem atingir essa alcunha. Um “franchise player” é justamente o que Neymar foi tentar ser no Paris St-Germain, mas esbarrou nas lesões e na ascensão de Kylian Mbappé. É exatamente um jogador deste patamar – já atingido por Eden Hazard – que o Real Madrid busca após a saída de Cristiano Ronaldo e a decepção com Gareth Bale, que deveria ter assumido o protagonismo no clube.

FASE DO CHELSEA

Hazard - Manchester City x Chelsea
Pretensões do Chelsea não satisfazem Eden Hazard – (Foto: Oli Scarff / AFP)

O Chelsea decide a Liga Europa contra o Arsenal no dia 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão. Mesmo em caso de vitória dos Blues, o título da competição secundária no continente não seria suficiente para satisfazer as pretensões de Hazard.

A isso, soma-se a ausência da equipe londrina da Liga dos Campeões nesta temporada, as sansões da Fifa que impedem o clube inglês de se reforçar na próxima janela, e a longa distância do Chelsea em relação a Liverpool e Manchester City na Liga Inglesa – vencida pelos Citizens no último fim de semana. Todos esses fatores levam o belga a procurar por um clube onde possa chegar a títulos importantes e ao protagonismo no futebol europeu.

Com informações do Lance

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1