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E-mail MARKETING; veja 10 dicas poderosas

Há quem odeie os pop-ups, mas também há quem os ame. Eles são ótimos para convidar a pessoa que está lendo o seu site a se cadastrar em seu banco de dados.

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TENHA OS SEUS CONTATOS

Uma das práticas ilegais e que tem tomado o mercado é a compra de banco de dados. A nossa dica é: corra dessa cilada e crie o seu próprio banco de dados. Criando uma lista de contatos segmentada, além de aumentar a chance de fidelizar o seu cliente, você também aumentará a sua taxa de conversão.

CONTRUINDO A SUA LISTA

A maneira mais comum de construir a sua lista de e-mails é colocando formulários para recebimento de ´Newsletters´ em seu site. Mas, dependendo dos lugares onde esses formulários são colocados, as chances de aumentar o seu número de contatos são ainda maiores.

Veja quais são eles:

  • THE FEATURES BOX

Esse é o nome dado ao box incluído no topo, bem no meio da barra de menu de seu site. Fica no topo da home do seu site. Portanto é um local de fácil acesso para os usuários.

  • SIDEBAR

É o nome dado à lateral do seu site. Como ela fica visível na home, nos artigos e nas páginas, as chances de as pessoas clicarem são muito maiores. Por isso, destaca-la é fundamental para atrair a atenção do público.

  • FINAL DOS ARTIGOS

Quando uma pessoa lê algo até o final é porque gostou do conteúdo, portanto deixar um aviso para quem gostou se inscrever para receber mais notícias é uma boa para que as pessoas se cadastrem na sua lista.

  • FOOTER

Essa é parte de baixo do site, onde você coloca todas as suas redes sociais. Junto com elas, você pode incluir um ícone que direcione para uma página que capture e-mails.

  • PÁGINA SOBRE

Geralmente é uma página que conta com um número expressivo de visitas em um site. Uma pessoa que entra em seu site pela primeira vez quer saber quem está falando com ela, portanto é um canal bacana para mostrar ao leitor como o seu site irá ajuda-lo e por que é interessante ele incluir o e-mail no seu cadastro.

  • TOPO DO POST

Ele fica antes do post com o seu artigo e chama muito a atenção. Funciona muito bem, assim como a featured box.

  • POP-UPS

Há quem odeie os pop-ups, mas também há quem os ame. Eles são ótimos para convidar a pessoa que está lendo o seu site a se cadastrar em seu banco de dados.

OUTROS TIPOS DE FORMULÁRIOS

Não são apenas os formulários com interesse em ´Newsletters´ que podem capturar contatos para o seu negócio. Sabe aquele link de contato no site da empresa que servem para pedir orçamento ou tirar dúvidas, mais conhecido como “Fale Conosco”?  Eles capturam muitos endereços de e-mail e costumam trazer pessoas mais avançadas no processo de uma compra, pois elas já estão com dúvidas claras sobre o seu produto/serviço/solução ou avaliando a aquisição.

SEGMENTE O SEU PÚBLICO

Há quem diga que uma boa lista de e-mails precisa apenas do nome completo e do e-mail. Para alguma utilidade isto pode até bastar, mas se você precisa segmentar o seu público, esses dados são básicos demais. Com informações como idade, gênero, religião, interesses, é muito mais fácil segmentar o seu público, conseguindo assim ter uma base para determinar os seus hábitos e consumo. Quanto mais específica for sua lista de contatos mais definido o seu público, as chances de promover ações e campanhas de marketing efetivas e revertê-las em conversões VENDAS aumentam.

JAMAIS COMPRE LISTA DE E-MAIS

Como já dissemos anteriormente, não caia na ilusão de compra de listas de e-mail. Esse caminho é muito distante do caminho do sucesso, pois, além de diminuir a credibilidade de sua marca, também pode colocá-lo em situações muito chatas na internet. Você pode cair em uma blacklist e ficar conhecido como spammer, sujando seu nome a reputação da sua empresa. Sem contar que o engajamento dessa lista tende a ser extremamente baixo, já que as pessoas cadastradas nela não estão lá necessariamente pelos seus produtos/serviços e ou soluções. Em suas listas, sempre deixe claro que se a pessoa quiser ela também poderá se descadastrar. Isso cria uma relação legal entre o cliente e a marca. Deixe o seu cliente livre para fazer o que quiser é sempre a melhor solução para melhorar sua lista de contatos. A opção livre de descadastramento é um fator positivo de sinaliza que aquela pessoa que não tem mais interesse em receber o seu conteúdo tem opção o que é muito melhor de ser acusado de SPAM, certo?

RELAÇÃO DE TROCA

Um empresário precisa entender que nem sempre o cliente está disposto a preencher um cadastro em um site. Isso porque além de demandar tempo, o que é um bem valioso, existem outras coisas pulando na tela competindo pela atenção dele. Para que seu link seja mais atrativo, o ideal é fornecer oportunidades para que o cliente queira preencher todos os campos. Se ele se cadastrar, poderá por exemplo baixar um e-book gratuitamente, ou ganhar um cupom com um desconto, um brinde, participar de um concurso com um prémio legal, enfim, use a criatividade para estabelecer esta relação de troca e oferecer oportunidades ao seu consumidor.

BARRA NO TOPO DO SITE

Incluir uma barra temporária no topo do site pode ser muito eficaz para chamar atenção dos leitores.  Para capturar mais e-mails, é preciso incluir um link que direcione a uma página de cadastros.

DENTRO DE ARTIGOS CHAVE

Verifique em seu Google Analytics quais são os artigos mais visitados e inclua neles um campo de captura de e-mail. O ideal é que seja no meio do conteúdo com um convite – por exemplo “está gostando desse texto? Inclua seu e-mail no campo abaixo e receba mais conteúdo como este!”

LINK NO MENU DE NAVEGAÇÃO

Outra maneira de atrair os olhares dos visitantes do seu site é incluindo uma página específica para capturar e-mails e colocar um link para ela no menu de navegação. Não se esqueça de avisar o que o leitor irá receber ao se cadastrar nela. OK? E pense sempre em uma bonificação.

Bom vou ficando por aqui… Continuo na próxima semana com o tema ´Páginas de Conversão” boa semana a todos.

Delson Luiz F. Leite.

Consultor Executivo de Transformação Digital     www.einsofti.com

Imagens: reprodução

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