Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Coragem é chave para conquistas significativas

O comprometimento e a responsabilidade andam juntos!

86

Quando a vida nos apresenta algo novo e temos de lidar diretamente com isso, sem poder delegar a uma outra pessoa, acabamos tendo a oportunidade de nos conhecer um pouco mais, de explorar o desconhecido e ampliar os nossos limites saindo da nossa zona de conforto. É perfeitamente natural que tal experiência nos exponha ao medo, um processo emocional que se manifesta como uma sensação física deixando nossos sentidos em alerta.

Você se lembra da primeira vez que passou por uma experiência nova em sua vida e teve de lidar com o medo? Particularmente me recordo de várias. Ao contrário do que se possa acreditar, o medo é um mecanismo de preservação da vida e desde sempre tal sentimento parece ser normal e natural. Sem o medo, parece que nos exporíamos ao perigo de forma inconsequente, sem avaliar qualquer risco ou gravidade.

Em meio a tais circunstâncias, a CORAGEM passa a ser a CHAVE para a ABUNDÂNCIA em nossas vidas. “O que a vida quer da gente é coragem.” Já dizia Guimarães Rosa, escritor. Coragem não seria exatamente a ausência do medo e sim, agir apesar dele. Se a manifestarmos todos os dias, estaremos abertos às possibilidades que a vida nos apresenta ou proporciona, revelando uma atitude apropriada em relação à felicidade, ao amor e ao sucesso. Sem dúvida alguma a coragem é o combustível que alimenta nossos relacionamentos e os negócios.

Ao crescermos nossas responsabilidades aumentam na mesma medida, assim acredito ser um processo natural, e, também por isso, quando as dificuldades surgem, não dá para simplesmente fingir ou negar que algo está acontecendo. Se não tomarmos uma atitude, ou se estivermos sempre em fuga, quando voltarmos, o nosso problema está exatamente lá, no mesmo lugar, esperando para ser resolvido. É assim no trabalho, nas relações afetivas, sociais e familiares.

Portanto, se desejamos nos preparar melhor para os desafios e as novidades da vida, ou seja, melhorar nossas relações interpessoais, evoluir na carreira profissional e na forma como administramos nossas questões, devemos ficar atentos aos sinais que indicam falta de maturidade e a presença medo, trabalhando para obter coragem e superar tudo que pode estagnar nossas vidas.

Com coragem, a vida revelará todo seu esplendor e a abundância se manifestará naturalmente em nosso caminho.

Demonstrar insegurança constantemente sempre será um grande perigo!

A falta de bons resultados ou da eficácia se mostra também por meio de uma insegurança pessoal e profissional, o que ao invés da autoconfiança demonstrará é uma grande falta de segurança.

A vida é composta por desafios que todos podemos vencer. Possivelmente muitos de nós já passamos por diversos deles e, certamente, cada um à sua maneira, buscamos vencê-los bravamente. “Para ser um campeão você tem que acreditar em si mesmo quando ninguém mais acredita.” Muhammad Ali – Boxeador; “Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho força para ir além”. Ayrton Senna.

Como impor limites? Atitude muda tudo! Observemos atentos esta história: “Vários dias depois Ele (Jesus) voltou a Cafarnaum, e a notícia da sua chegada espalhou-se depressa pela cidade. Logo a casa onde Ele se achava ficou tão cheia de visitas que não havia espaço nem para mais uma pessoa, até do lado de fora… Chagaram quatro homens carregando um paralítico numa esteira. Eles não podiam chegar até Jesus por causa da multidão, e por isso fizeram um buraco no teto por cima de onde estava Jesus, e fizeram descer o homem doente na esteira bem na frente de Jesus.” – Resultado? Alcançaram o objetivo, o grande milagre aconteceu na vida daquele homem. Ele foi carregado por quatro homens que não mediram esforços superando todos os contratempos diante de uma situação totalmente nova para eles.

Qualquer fato novo só acontecerá se houver ação, atitude e iniciativa. Sem esses elementos não há mudança, são a chave para a abundância. Para isso, é necessário deixar de lado a enrolação e encarar os desafios com coragem e força de vontade, se superando todos os dias. Agir é um dos fortes hábitos das pessoas autoconfiantes. Atitude certamente é a maneira de se comportar, agir e reagir diante de alguma circunstância.

Identificamos na atitude dos quatro homens citados na história acima que estar comprometidos é fundamental para o sucesso e o bom andamento de qualquer atividade que nos propormos a fazer, seja na vida pessoal ou em qualquer âmbito.

Além do trabalho, podemos ser comprometidos com a nossa família, com nossos amigos e até conosco mesmo. No entanto, é importante nos comprometermos apenas com aquilo que podemos e temos coragem cumprir.

O comprometimento e a responsabilidade andam juntos!

Nenhum de nós não pode desistir agora! Devemos ter coragem para superar os altos e baixos da vida! A dádiva de se viver é muito preciosa e devemos aproveitá-la ao máximo. É necessário coragem, pois a vida sempre irá nos apresentar algo novo, então devemos demonstrar nossa gratidão pelo dom da vida principalmente honrando-a, procurando dar o nosso melhor e observando desta maneira como tudo irá mudar para melhor. Acredite: podemos viver hoje o nosso melhor!

Uma pessoa bem-sucedida é aquela que vai atrás dos seus objetivos e sonhos, que acredita em si mesma e busca se realizar e, principalmente, que é grata por tudo que já conseguiu conquistar. Nesse sentido, pode ser que o sucesso esteja bem mais perto do que possamos imaginar.

Agora se porventura nossa visão estiver tomada pelo pessimismo e por crenças limitantes, dificilmente conseguiremos enxergar as oportunidades que estão ao nosso redor. A melhor maneira de eliminar pensamentos que nos prejudicam é investindo em conhecimento. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” É o conselho do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 12.2 – As respostas para todas as questões que nos afligem estão dentro de nós mesmos, basta que saibamos buscá-las e usar tudo ao nosso favor. As Sagradas Escrituras sempre poderão nos ajudar nestas questões.

Bem nosso grande desafio é CORAGEM: coragem para encontrar o equilíbrio, alinhar escolhas, caminhar em prol da realização de objetivos, estar ciente dos desejos e expectativas, tudo para buscar resultados de acordo com nossos propósitos de vida. Certamente serão os primeiros passos rumo à tão desejada felicidade na vida pessoal e na profissional.

Cada um de nós possuímos uma visão pessoal sobre o que é ser feliz. Justamente por isso, cada um tem sua própria maneira de buscar a plenitude e, de antemão, eliminar aspectos que podem sabotar cada conquista. A felicidade está no modo como nos relacionamos conosco e com as pessoas e o mundo à nossa volta. Por isso, o segredo não está em fórmulas mágicas, mas em simplificar, mudar comportamentos e enxergar o lado bom da vida.

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.12-13.

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1