Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Contratação de jovens aprendizes sobe 31% na RMC, diz Ciee

7
A taxa de crescimento registrada em todas as regiões atendidas pelo Ciee foi em 14%, com 50 mil jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho, contra 44 mil no período anterior, segundo a entidade.

número de jovens aprendizes contratados cresceu 31.6% na região de Campinas nos oito primeiros meses de 2018, frente ao mesmo período de 2017, segundo dados mais recentes divulgados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

ola (CIEE).

Entre janeiro e agosto foram 2.581 jovens selecionados, contra 1.960 no período anterior.

A taxa de crescimento registrada em todas as regiões atendidas pelo Ciee foi em 14%, com 50 mil jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho, contra 44 mil no período anterior, segundo a entidade.

E na região de Campinas, o setor de produção concentrou 39% das contratações. Dois outros setores que se destacaram nas efetivações foram o de administração, com 28,8%, além do comércio e varejo, com 17,7%.

Menor e jovem aprendiz

É considerado menor aprendiz quem tem entre 14 e 17 anos. O jovem aprendiz tem entre 18 aos 24 anos. A contratação dos aprendizes é obrigatória por lei federal, que entrou em vigor em 2000.

Ação contra empresas

Uma ação recente de órgãos federais de fiscalização chamou empresas de Campinas (SP) para que elas cumpram essa determinação.

Ao menos 290 grandes e médias empresas não cumpriam a lei. Desta forma, ao menos mil jovens estavam fora do mercado de trabalho.

Para a supervisora do Ciee, Luciana Bragil, o aumento das contratações na região está ligado à ação dos órgãos federais como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho (MTb), e a proximidade do final de ano, quando aumentam as vendas.

Outro fator importante, segundo Luciana, é a oportunidade de moldar o jovem de acordo com o perfil da empresa contratada.

Importância da entrevista

A supervisora do Ciee alerta para ter êxito na contratação , o jovem aprendiz precisa ficar atento aos cuidados básicos antes da entrevista de emprego.

Segundo ela, não é aconselhável usar bonés, roupas decotadas e ser comunicativo. Porém, antes da entrevista, é necessário fazer uma pesquisa sobre a empresa e descobrir o que produz ou comercializa.

Os jovens que pretendem concorrer às vagas oferecidas pelas empresas podem se inscrever diretamente no Ciee Campinas, na Rua Tiradentes, 195. Também é possível se inscrever no site oficial do Ciee. Clique aqui para acessar. Com informações do G1

Imagem de capa:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.