Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Como tornar o tempo com a família mais produtivo

Evite a procrastinação. E por falar nesse tópico, o que significa procrastinação? Nada mais do que deixar sempre para depois o que é necessário fazer.

46

Gerenciamento de tempo é o método de organizar e planejar o tempo em suas divisões de forma adequada entre as atividades diárias dando importância, àquelas que são mais necessárias para a vida profissional, pessoal, familiar, social, lazer. Quantas coisas não?

Pois é iniciamos com a seguinte pergunta: o que é mais importante para você?

Qual sua maior missão de vida? O que te faria mais falta se você perdesse?

A estes questionamentos pensamos então qual será sua maior prioridade?

A partir daí vamos moldando nossas vidas para o que nos é mais caro, mais importante já que citamos tópicos que são necessários em nossas vidas, mas, cada um tem sua prioridade.

Vamos neste artigo direcionar para a família como principal foco pois quando esta área da vida está bem o restante tem grande chance, oportunidade de ir bem, não esquecendo que quando há filhos essa importância é muito maior pois são crianças em formação emocional, psicológica, aprendizado de sentimentos e crenças sobre a vida, precisando muito dos pais, da sua presença, ensinamentos, amor para que se sintam pertencentes ao sistema que os receberam, os convidaram a chegar e fazer parte dessa família.

Estamos acostumados a obrigatoriamente dividir o tempo com as várias tarefas do dia como casa, trabalho fora ou no lar, portanto a consciência das prioridades fará toda a diferença na qualidade de vida do casal e dos filhos.

Quando gerenciamos o tempo temos algumas vantagens:

  • Diminuição de estresse
  • Execução de tarefas importantes para a vida de acordo com seus valores e missão de vida
  • Organização do tempo em casa. O que é mais importante para seu filho? Você pai, você mãe. Logo a qualidade de tempo que se passa com a criança é mais importante do que a quantidade sem qualidade e sem estar presente mesmo ao lado deles.
  • Mais tempo no que realmente importa
  • Menos problemas futuros diante das emoções dos filhos e do próprio relacionamento com o consorte e consigo mesmo.

Não existe um plano específico de forma igual para todos pois cada um tem suas características e necessidades, mas segue algumas orientações:

Na família dividir quando possível as tarefas ou delegar algumas tarefas para quem pode ajudar.

Priorizar o mais importante no trabalho, em casa ou outro local onde você tenha uma atuação importante.

Evite a procrastinação. E por falar nesse tópico, o que significa procrastinação? Nada mais do que deixar sempre para depois o que é necessário fazer. Então perguntar-se qual a real importância de seus filhos, esposo, esposa… às vezes se torna necessário deixar algumas atividades por outra, a partir da importância que se tem, da emergência do fazer.

Tenha um caderno de anotações para gerenciar tarefas listando as tarefas mais importantes e tendo a certeza de que serão realizadas, querem dizer não acumular tarefas na lista que não poderão ser executadas. Lembrar-se das prioridades.

Evitar o estresse não aceitando fazer coisas a mais do que se possa executar, assim evita-se cansaço fisicamente e mentalmente.

Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo pois não somos multitarefas em um tempo. Na multitarefa perdemos 40% da produtividade, aumentamos 505 a chance de cometermos erros, aumentamos 50% o tempo de finalização do objetivo a realizar, causa estresse e fadiga e seus filhos necessitam de sua disposição, acolhimento. Mas pensando em seu trabalho pode se ter o mesmo raciocínio.

Faça pausas para respirar, acalmar, ouça uma música, relaxe isso trará novas energias.

Aprenda a dizer não, se estiver com excesso de atividades, explicando seus motivos.

Não existe uma regra única e específica para todas as pessoas como já citei acima, faça então uma análise de suas necessidades, do que te é mais caro e importante, pense sobre sua missão maior de vida.

Lembre-se que sem um foco não poderemos administrar bem nosso tempo e teremos grande chance de deixar de vivenciar as coisas mais importantes para nós.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1