Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Cerca de 90% das empresas apostam nele e garantem; e-mail MARKETING

19

Cerca de 90% das empresas apostam nele e garantem: esse é o método com a melhor taxa de conversão de vendas. Está esperando o que para investir nele também? Aqui mostramos como o e-mail marketing pode ser uma boa aposta para o seu negócio e como usá-lo da melhor forma.

Sabe aquela estória de que hoje em dia ninguém mais usa e-mail, que as estratégias de e-mail marketing estão ultrapassadas, porque ele não é um meio eficaz?  É tudo conversa! Não que os outros meios de marketing, como as redes sociais, não sejam eficazes, muito pelo contrário, os seus benefícios são enormes. Como você já leu anteriormente, mas ainda hoje o e-mail marketing é o meio mais eficaz para quem quer transformar acessos em conversões. De acordo com a pesquisa feita pela FBITS, empresa especializada no comércio eletrônico, em 2015, 61% das empresas conseguem até 20% do seu faturamento por meio do e-mail marketing. Outra estatística que prova essa eficácia é que 75% dos internautas usam o e-mail quando o assunto é consumir. De acordo com o Serasa, o e-mail também é o canal que conta com o melhor índice de conversão em vendas para sites e e-commerce, representando 2,53%, o que é mais que as buscas pagas e orgânicas.

Viu só? Os dados são tentadores! É claro que muito do sucesso da sua empresa com o e-mail marketing está relacionado com seu público-alvo, por isso é tão importante saber quem são eles e qual é o seu comportamento, para então desenvolver estratégias de marketing digital.

Com o uso do e-mail marketing, é possível criar um relacionamento com o seu cliente sem ser invasivo e o informar sobre suas novidades. Porém, para que o uso dessa ferramenta seja bom para o seu negócio, é preciso construir a sua rede de contatos. Jamais compre listas de e-mail, ou utiliza listas desatualizadas, pois neste caso você não estará fazendo e-mail marketing, mas sim, spam, o que pode acabar a sua credibilidade perante o seu consumidor além é obvio de não atingir nenhum resultado. Para evitar esse tipo de constrangimento para a sua empresa e para o seu público, falaremos mais a seguir sobre esse método de Marketing Digital, a sua eficácia e como usá-lo no dia a dia para Trazer grandes benefícios aos seu negócio.

ENTENDA O E-MAIL MARKETING

Muito se fala sobre a prática do e-mail marketing, porém poucas pessoas entendem o seu real significado e como utilizá-lo na prática. Pensando nisso, explicamos agora o que ele é e como pode ajudá-lo a transformar os seus números!

O QUE É?

O e-mail marketing é um dos melhores canais de marketing digital disponíveis, principalmente quando o assunto é o relacionamento com a audiência. Ele consiste em uma empresa enviar e-mails com frequência para um cliente cadastrado em seu banco de dados com as novidades de sua marca, promoções, notícias, etc.

PARA QUE SERVE?

O e-mail marketing serve como um canal de comunicação entre a empresa e o Cliente/Prospect (interessado). Pode ser enviado uma ´newsletter´, que nada mais é do que um boletim periódico com novidades, informações ou promoções, com o objetivo de manter o nome da sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar oportunidade que o levem diretamente ao seu site.

COMO DEVE SER USADO?

Deve ser usado para informar o seu cliente e aqueles que desejam receber conteúdo da sua marca. Quem envia e-mails sem autorização está enviando spam, o que pode prejudicar a imagem de sua marca. Sem contar que não faz sentido nenhum enviar informações sobre os seus produtos e serviços para pessoas que não têm o perfil da sua marca e não se tornarão futuros clientes. Portanto, o ideal é criar uma opção em seu site para que as pessoas se cadastrem para receber informações por libre e espontânea vontade.

Para que o cliente queira abrir a sua ´newsletter´, é necessário investir em conteúdo de qualidade e não apenas enviar promoções e lançamentos. Seja criativo e pense em formas de chamar a atenção dele. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, envie um texto mostrando as tendências da estação; ou se você tem uma loja de eletrodomésticos, mande dicas para usar o aparelho lançado na loja.

MODELOS DE E-MAIL MARKETING

As opções de e-mail marketing são tão amplas quanto as de uma rede social. Defina o seu objetivo e escolha a opção que lhe trará mais resultados!

E-MAIL PROMOCIONAL

São aqueles que tem como objetivo promover uma oferta, como de produtos físicos, serviços digitais ou produtos digitais gratuitos, como e-books etc. Eles geralmente usam muitas imagens e ´Calil to action´, como “compre aqui! ” Ou “Baixa gratuitamente! ”.

Dicas

NA HORA CERTA

Os dias e horários para enviar um e-mail marketing contam muito no sucesso de uma campanha. É preciso fazer que o e-mail chegue ao cliente no momento em que ele está pronto para dar atenção ao conteúdo oferecido. Infelizmente, é impossível criar uma base certa de data e horários para envio.

Isso porque a taxa de sucesso de seu e-mail marketing vai variar de acordo com seu público. Portanto, cabe a você analisar melhor o perfil de quem consome o seu produto para conseguir identificar o momento certo. Para ajudá-lo a estabelecer esse cronograma, selecionamos algumas Dicas:

ENTENDA DA ROTINA DE SEU PÚBLICO

O que ele faz no dia a dia? Ele trabalha? Estuda? Tem filhos? Qual a faixa etária? Adolescentes, por exemplo, passam boa parte do tempo na Internet. Já médicos e professores ficam sem checar os e-mails durante o dia. Atente-se a esses detalhes importantes!

SUA MENSAGEM ESTÁ RELACIONADA À VIDA PESSOAL OU PROFISSIONAL DO CLIENTE?

Isso é importante para estabelecer se você deve enviar e-mails durante a semana ou no fim de semana. Caso a mensagem esteja ligada à vida profissional, envie durante a semana. Se o teor for pessoal, aproveite o fim de semana, que é quando o potencial cliente está livre para poder acessar o seu site e conferir as novidades com tranquilidade.

SEGMENTE O SEU MAILING

Se você tiver mais de um público em seu mailing, procure segmentar sua mensagem. Dessa forma, é possível direcionar as suas ações e descobrir um melhor dia e horário, afinal o que é funcional para uns pode não funcionar para outros.

FAÇA TESTES

Não existe uma forma melhor de descobrir se determinado dia ou horário funciona para o seu público do que testando. Envie e-mails em diferentes horários e veja em quais a resposta é maior.

Bom vou precisar de mais pelo menos dois artigos para dar uma cobertura básica no tema.

Até a próxima segunda e boa semana onde na próxima segunda continuarei abordando o tema E-MAILMARKETING…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.