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Arquitetura da Informação

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Por Delson Luiz F. Leite – Se você já ouviu este termo, mas não sabe o que significa ou como pode impactar seu Website este artigo vai ajudar! Pois acredite, ele é mais importante para o negócio do que você possa imaginar e merece atenção especial. Vamos descobri por quê.

ESTRUTURANDO O SEU SITE

Ao entrar para a internet é muito importante estudar a estrutura e a usabilidade do seu Site, pois isso interfere muito nas suas táticas de SEO e na posição que sua empresa conquistará, mas páginas de busca. É aí que entra a arquitetura da informação, que é a arte e ciência de organizar e nomear websites, intranets, comunidades on-line e softwares para melhorar a sua usabilidade. Para pensar em SEO, é importante trabalhar a arquitetura da informação do seu site que visa, além de melhorar a usabilidade, aumentar a facilidade de navegação e, por consequência, a sua indexação. Para facilitar o ranqueamento nos sites de buscas é preciso ficar atento a alguns fatores. Como canonização de URLs, redirecionamentos, elementos de navegação, páginas 404 para páginas não encontradas, eliminação de conteúdo duplicado e sitemaps.  Não faz a mínima ideia do que esses termos significam? Muita calma, falarei deles a seguir:

CANONIZAÇÃO DE URLS

Este é o nome dado ao processo de escolher a melhor URL para o site, para que exista apenas uma forma de acesso ao seu conteúdo. Por exemplo, o seu site pode ser acessando por www.site.com.br ou site.com.br, porém isso não é bacana e pode gerar conteúdo duplicado (explicarei melhor adiante), o que quer dizer que você estará perdendo ranking.

REDIRECIONAMENTOS

Quando você remove algum conteúdo e redireciona o seu usuário para outro lugar, é importante que seja para uma página relacionada ao que ele está procurando ou a uma página de erro para que ele não fique perdido. Os mecanismos de buscas verificam pontos como os códigos de redirecionamentos e fazer diminuir a frequência de indexação de seu site.

ELEMENTOS DE NAVEGAÇÃO

É tudo aquilo que existe dentro de um site que facilita a sua usabilidade como, por exemplo, os botões de menu, barra de links, etc. Se bem trabalhados, eles facilitam a experiência não só de seus usuários, mas também dos robôs de busca melhorando o seu ranqueamento.

PÁGINAS 404 PARA PÁGINAS NÃO ENCONTRADAS

Sabe aquelas páginas de erro das quais muitas vezes nós reclamamos quando aparecem? Elas são muito importantes para um site, porque não deixam os mecanismos de buscas perdidos, fazendo com que eles encontrem links similares dentro do seu site.

CONTEÚDO DUPLICADO

O Conteúdo duplicado, como o nome já diz, é quando existe mais de uma página sua com o mesmo conteúdo. Ele é um dos grandes vilões dos sites e não é tarefa simples encontra-lo. Uma boa saída para evitar que o conteúdo duplicado atrapalhe o seu desempenho é organizar a estrutura de links e URLs únicas para cada conteúdo, pois isso evita a distribuição de força para páginas iguais, podendo melhorar o seu posicionamento nos sites de busca.

SITEMAPS

É um arquivo de formato XLM ou XML.GZ que contém uma lista com as páginas URLs do site. Como o próprio nome diz, ele funciona como um mapa para ajudar a guiar os robôs de buscas ou usuários a navegar e encontrar páginas relevantes do seu negócio. Mais páginas indexadas ajudarão a conquistar mais visitas em seu site.

LONGE DOS PROBLEMAS

O Google é muito rígido em relação à suas normas e regras, portanto qualquer forma de ´Black Hat SEO` está sujeita a punição. Para impedir que isso aconteça como seu site, veja como evitar links manipulados e outras ações desapropriadas pelos mecanismos de buscas.

ESCONDER CONTEÚDO

Além de não ser nada ético, isso é péssimo para sua credibilidade tanto nos mecanismos de busca quanto para seu público, isso acontece porque, muitas vezes, as empresas não conseguem produzir conteúdo de qualidade e usam palavras-chave de forma errada. Há páginas que inserem textos invisíveis, que aparecem apenas para o Google. Para descobrir se está acessando um site deste tipo, fique atento: nesses casos, a fonte fica com a mesma cor de fundo ou é colocado um (display:none) no texto. As penalidades para esta manipulação são severas, sujeitas à exclusão de seu site das buscas do Google.

CÓPIA DE CONTEÚDO

Em meio de comunicação impresso, on-line ou qualquer outro tipo, isso nunca pode acontecer. Além de diminuir sua credibilidade perante os outros usuários, não é nada legal para sua marca copiar material de terceiros.

COMPRA E VENDA DE LINKS (LINL BROKERS)

Essa é uma prática que, infelizmente, tem sido bastante usada. Não é à toa que o Google possui uma página só para denúncias de sites por compra e venda de links. Muitas pessoas compram e vendem links bem ranqueados no Google para que eles sejam redirecionados para seu site. Porém, o Google está se adaptando para conseguir identificar esse comércio e puni-lo seu site pode até ser banido. E, já sabe né? Se você não existe no Google, não existe em lugar nenhum.

LINK FARM

Parece complexo de entender, mas um link farm é quando se cria um grande grupo de páginas com links para o mesmo site e como o mesmo texto. Qual o intuito disso? Manipular o posicionamento de um site para o termo usado no texto nos resultados de busca. Porém, o link farm acaba sendo uma furada, já que o resultado pode ser a perda de ranqueamento na página e, consequentemente, perda de posicionamento nos resultados de busca.

Semana que vem preparo mais dicas infalíveis para finalizar o Tema SEO.

Vou ficando por aqui. Um abraço e até a próxima segunda ….

Delson Luiz F. Leite.

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