Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

Araras: Dezenas têm viagem para Disney cancelada após agência falir; polícia apura estelionato

14
Empresária não devolveu dinheiro pago e vítimas registraram boletim de ocorrência.

A Polícia Civil de Araras (SP) investiga uma suspeita de estelionato depois que uma agência de viagens faliu. Dezenas de pessoas tiveram a viagem para a Disney, nos EUA, cancelada e a empresária Maria Fernanda Cabrini Bernal não devolveu o dinheiro pago.

A EPTV, afiliada da TV Globo, não conseguiu contato com Maria Fernanda.

Sonhos frustrados

O empresário Elioenai Elias Bersan esperava pelas férias da vida. O embarque estava previsto do dia quatro deste mês ele iria com a mãe e a noiva para Orlando.

“Desde os meus 10 anos sempre foi um lugar que eu tinha vontade de conhecer e hoje que a gente veio pagando com muita dificuldade. Era um sonho que a gente não esperava que poderia se tornar esse pesadelo”, afirmou.

O prejuízo foi de mais de R$ 13 mil com os três pacotes. A agência, inclusive, mandou reservas das passagens, mas ele a companhia aérea cancelou por falta de pagamento.

Bersan conta que a empresária começou a dar desculpas e, quando assumiu que não haveria a viagem, prometeu devolver o dinheiro, o que ainda não aconteceu.

“No momento ela não responde, quando responde pede para falar com o advogado. Quando a gente liga para o advogado eles não se colocam como advogados dela”, afirmou.

Ele tinha planos de ficar noivo durante a viagem. “Comprei a aliança e infelizmente não ocorreu. É mais um sonho frustrado e a gente vai ter que por um pouquinho para frente e fazer de outra maneira”.

Viagem sem contrato

Uma outra família também teve prejuízo. “Depois de 20 dias que ela foi me responder, ela falou que estava com problemas financeiros e que era para procurar os advogados dela. Isso para mim foi de caso pensado”, disse a funcionária pública Katiany Alves de Matos Silva.

A viagem era o presente de 15 anos para Victoria Matos. “Meus pais estavam juntando dinheiro ralado e, no lugar da festa, eu iria para a Disney. É um sonho frustrado”, lamentou.

Empresária manda mensagem para cliente justificando cancelamento de viagens em Araras — Foto: Reprodução/EPTV

Empresária manda mensagem para cliente justificando cancelamento de viagens em Araras — Foto: Reprodução/EPTV

 

A viagem no valor de R$ 5,6 mil foi paga, mas não teve contrato, apenas um recibo sem carimbo.

Na mensagem enviada, a empresária reconhece a situação. Disse que conseguiu pagar alguns clientes e para os outros vai tentar parcelar. “A gente quer pelo menos ter o dinheiro de volta”, afirmou Katiany.

Investigação

Eles suspeitam que haja vítima em São Paulo e Tocantins. A polícia não fala em quantidade de vítimas, mas o delegado responsável pelo caso, Tabajara Zuliani dos Santos, fala em dezenas de boletins de ocorrência. Todos de clientes que pagaram, mas não conseguiram viajar.

“O dono da empresa que ela estava utilizando veio de São Paulo e registrou uma ocorrência de que ela não tinha autorização legal para usar o nome da empresa dele”, afirmou o delegado.

Uma outra denúncia aponta que ela estaria usando os dados dos clientes para fazer empréstimos. “A gente deve fazer nova intimação para que ela esclareça todos esses fatos novamente, mais isso que está sendo apurado”, explicou Santos.

No endereço da agência, que fica no Centro, também funciona uma loja de importados. A reportagem da EPTV esteve no local, mas estava fechado. Somente na porta há uma indicação sobre a agência de viagens.

A suspeita é de estelionato, crime quye acontece quando alguém age com o objetivo de levar vantagem em cima de outra pessoa. A empresária dona da agência já prestou um depoimento e disse para a polícia que a agência estava falindo e por isso não conseguiu realizar as viagens contratadas.

Imagem capa: Reprodução

Com informações do G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.