A Curva ABC é a forma com que o Teorema de Pareto encontrou para classificar os itens em escala de importância ou impacto para a organização ou pessoa.
No mundo corporativo a Análise de curva ABC pode ser aplicada em diversos cenários, entre eles a gestão de estoque, controle de vendas, análise financeiras e até mesmo a gestão de fornecedores. Se uma demanda te exige analisar e comparar para escolher um melhor indicador, o Teorema de Pareto pode entrar na jogada #ficadica.
Por exemplo, imagine que o produto BOLA tenha alta demanda esteja em destaque nas vendas (está na curva A), mas por algum equívoco a sua margem de lucro seja negativa. O que você imagina que acontecerá?
Exatamente o que você pensou, quanto mais o produto BOLA é vendido, mais prejuízo ele traz para a empresa.
Como funciona a curva ABC
A curva ABC contempla 3 partes ou classes, que separam e ordenam os itens do seu mix de produtos: A, B e C. Tais classes representam cada uma um grupo específico de produtos e a distribuição original do método é:
Produtos da Curva A
“Aqui ficam os seus produtos principais, que mais vendem e geram lucro para a sua empresa, mas não são muitos.” (“Curva ABC: o que é, como funciona e como fazer essa análise”) São em torno de 20% do seu mix de produtos e representam 80% do valor do seu negócio.
Produtos da Curva B
Nessa curva estão itens intermediários, que vendem e geram valor de forma equilibrada, mas ainda assim são importantes. Estima-se que 30% dos seus itens estejam nessa classe e eles representam 15% do valor ganho pela empresa.
Produtos da Curva C
Por último, na curva C temos os produtos de baixo impacto econômico na empresa, por serem mais baratos ou venderem menos. Eles geram 5% do valor da empresa, mas representam 50% da sua mercadoria.
Os parâmetros de 80%, 15% e 5% não são fixos e podem variar conforme as particularidades de cada organização e o bom senso do gestor. Algumas fontes aplicam as porcentagens 65%, 25% e 10%, por exemplo.
Além disso, dependendo da complexidade do mix de produtos, pode ser mais conveniente adotar um cálculo simplificado da curva ABC ou então investir em um sistema de controle de vendas e estoque.
Aplicar a Análise de Curva ABC em seu negócio é ter clareza DO QUE fazer e QUANDO fazer.
O BI pode te dar esses insights ao tempo de um clique, já imaginou saber qual produto te dá lucro e qual te dá prejuízo?