Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

A melhor pessoa para se estar ao lado

Estando ao lado de Deus certamente transformaremos obstáculos que parecem intransponíveis em desafios aceitáveis. Como uma bússola, nos ajudará a esclarecer nossos valores e focar no que é importante.

113

“Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo.” Abraham Lincoln

Criado em uma família carente, Abraham Lincoln foi autodidata e se tornou um advogado. Como político norte-americano serviu como o 16° presidente dos Estados Unidos. Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão, fortalecendo o governo nacional.

A frase acima, é uma observação a um dos seus comandantes após o mesmo expressar sua esperança de vitória caso Deus estivesse do seu lado na batalha. Parafraseando, a resposta de Lincoln foi basicamente a seguinte: “Nada disso capitão, espero que nós estejamos do lado de Deus”

Verdade é que todos nós, os que acreditam NELE, deveríamos responder ao caos, num mundo que está de cabeça pra baixo, com fé e determinação em andar ao Seu lado! Nós é que necessitamos de estar ao lado de DELE, uma fonte inesgotável de sabedoria e força. É Ele quem possui infinitamente mais para nos oferecer. Porém, lamentavelmente, o que mais fazemos é ignorá-lo. O mundo moderno parece insistir com a idéia de que evoluímos e Ele regrediu, que se tornou obsoleto. O resultado é que, enquanto produzimos caos e sobrevivemos em meio aos entulhos, só NELE encontraremos esperança de vida e uma transformação social. Elas ocorrerão quando estivermos sóbrios o suficiente para reconhecermos que através do seu caráter moral e sua inteligência indescritível encontramos o combustível necessário para todo o processo de restauração da qual necessitamos.

 

“Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?” Anne Graham

Lucas 6, “43. Uma árvore de boa qualidade não dá fruto ruim, nem árvores de má qualidade dão fruto bom. 44. Uma árvore é conhecida pela qualidade do fruto que dá. Nunca nascem figos nos espinheiros, nem uvas em árvores espinhosas! 45. Um homem bom, de seu bom coração produz boas obras. E um homem mau, da sua maldade, produz más obras. O que está no coração, aparece quando se fala.”

Todos possuímos imperfeições pessoais, mas devemos responder as mesmas com coragem para crescer e, desenvolver nossa espiritualidade é quesito fundamental neste processo. Ela é ferramenta imprescindível para superar nossos erros e nossas infantilidades que surgem pelo caminho. Toda criança sofre o peso de suas decisões erradas e inadequadas. Certamente elas ocorrem em razão de seus valores ainda não consolidados. Agora, o quanto mais crescem sem deixar de ser crianças, mais irão sofrer. Em que processo de crescimento nos encontramos?

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” – O Salmo 23 provavelmente é um dos textos mais conhecidos pelas pessoas espalhadas pelo mundo. Particularmente gosto muito da versão descrita pela Bíblia Viva: “1. O SENHOR É O meu pastor. Ele me dá tudo de que eu preciso! 2-3. Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas. Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é. 4. Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranquilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente! 5. Preparas uma refeição deliciosa para mim, na presença dos meus inimigos. Tu me recebes como um convidado de honra; e a minha vida fica cheia das tuas bênçãos! 6. Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!”

Neste Salmo o rei Davi abre seu coração no intuito de relatar sobre seu relacionamento com Deus. Aqui ele revela a maneira como percebia e experimentava Deus em sua vida. Imaginemos uma sala de imprensa e ele sendo questionado como poderia descrever a respeito do seu Deus. Novamente parafraseando, sua resposta foi bem clara: “É aquele que me supre (PROVEDOR), aquele que me guia (CONDUTOR), me protege dos inimigos (PROTETOR), Ele é aquele que me restaura, me acompanha na adversidade, me cobre de bondade…”

Interessante perceber que em nossos dias quando se trata das questões deste Salmo nosso “SIM” é cercado de muita incredulidade. Vivemos num tempo de uma espiritualidade fragilizada ou quase inexistente. Pena, por que tal recurso é totalmente terapêutico e fonte de longevidade. Um poder curativo muito eficiente quando o problema a ser tratado é o estresse diário e as feriadas emocionais resultado de tantas decepções. Então, não podemos desprezar a questão da nossa espiritualidade.

Agora, uma convicção quanto à Sua provisão, orientação e proteção não nos isenta das possibilidades de insucessos, privações, fatalidades e etc. A própria biografia do rei Davi atesta sobre tal fato. Deus não irá nos proteger dentro de uma bolha de bem-estar, de conforto ou de uma prosperidade inabalável. O rei seguramente entendeu isto e certamente sua espiritualidade o ajudou a superar as diversas adversidades vividas. Creio que em virtude disto ele conseguiu falar sobre Deus como seu PROVEDOR, CONDUTOR e PROTETOR. Como poderemos não desejar estar ao Seu lado? Certamente Abraham Lincoln teve experiência suficiente para concluir: “…minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo”.

A fé é algo extraordinário que acontece em nós e nos coloca em movimento. Por isso não devemos basear nossa espiritualidade simplesmente num relacionamento focado naquilo que Deus pode fazer por nós, mas naquilo que podemos fazer estando ao lado de um Deus como Ele!

Estar ao lado de um ser tão maravilhoso como Deus é a fonte mais pura para desenvolver nossa espiritualidade que nos ajudará a gerenciar toda incerteza. Na vida, tentar controlar tudo é uma fonte muito perigosa de frustração. Simplesmente é um objetivo impossível. Além do mais, libertar-nos de tal objetivo, certamente diminuirá nosso nível de ansiedade.

É significativo pensar, que ao estar ao Seu lado, nos permitirá aumentar o significado dos eventos que diariamente vivemos, tanto positivos quanto negativos, e de maneira significativa, agora sóbrios, tentaremos aprender com as situações em vez de nos vitimizar, culpar-nos ou vivenciá-las superficialmente.

 

Sentir-se parte de algo maior do que nós mesmos pode nos fazer sentir menos isolados e sozinhos. A espiritualidade nos ajuda a manter um senso de propósito, nos permite olhar além de nós mesmos e com isso aumenta o nosso senso de responsabilidade para com aqueles que estão ao nosso redor. Em sua essência também nos ajuda a controlar o estresse, isto graças à mudança de perspectiva que nos propõe.

Estando ao lado de Deus certamente transformaremos obstáculos que parecem intransponíveis em desafios aceitáveis. Como uma bússola, nos ajudará a esclarecer nossos valores e focar no que é importante.

“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1