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A importância do descanso após o treino

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A atividade física promove um leque enorme de benefícios relacionados à saúde e ao bem estar das pessoas, como a mudança nos hábitos diários, na alimentação, na qualidade do sono e consequentemente maior disposição para o seu dia a dia.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 2.600 pessoas, sendo homens e mulheres, com idades entre 18 e 85 anos, revelou que as pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia. Para este estudo, especialistas analisaram o índice de massa corporal, o estado de saúde e os hábitos de cada um dos participantes. Os resultados mostraram que os indivíduos que praticavam pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais, tinham uma melhora de 65% na qualidade do sono, e os mesmos também alegaram uma maior disposição durante o dia.

Segundo alguns médicos do esporte, dormir bem (cerca de 7 a 8 horas por dia) pode melhorar os efeitos do exercício físico, já que o metabolismo funciona melhor, podendo o praticante perder mais gordura e ter maior precisão nos movimentos que faz durante atividade. Acrescentam ainda que a atividade física libera a endorfina, hormônio que relaxa, mas libera também a adrenalina, ficando o alerta para praticar exercícios até quatro horas antes de dormir. A quantidade de endorfina que o corpo libera é maior pela manhã e ao longo do dia, por isso a disposição é maior, proporcionando bem-estar físico e mental, à noite essa quantidade é menor, refletindo assim na qualidade do sono.

A partir disso, podemos concluir que estão diretamente ligados em relação à qualidade de vida a atividade física, a qualidade do sono e a disposição para o dia a dia. Esses dados mostram a importância do exercício físico, os diversos benefícios em relação à saúde e incentivando cada vez mais as pessoas à prática da atividade física. Lembrando sempre que antes de iniciar qualquer atividade, deve-se procurar uma orientação adequada com um profissional devidamente qualificado.

Imagens: reprodução

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