Z1 Portal de Notícias
Site de notícias de indaiatuba e região.

A conformação da nossa mente

69

Pesquisas afirmam que nem o computador mais avançado do mundo é capaz de simular o processamento do cérebro humano, ou seja, nosso cérebro é um dos processadores mais poderosos do mundo. Ele é capaz de processar as informações recebidas, analisá-las com base em uma vida inteira de experiência, e apresentá-las para nós em milésimos segundos. Sem dúvidas, o cérebro humano é um mundo de possibilidades.

Nossa mente é um dos locais mais incríveis que existem. Certamente devido a tamanha influência sobre nossas vidas se tornou nosso maior campo de batalha. Nela diariamente travamos lutas ferrenhas, pois através dela colhemos informações, raciocinamos e tiramos conclusões, daí o tamanho da sua importância. Precisamos utilizar seu extraordinário poder em nosso benefício, tem de ser uma grande aliada ao nosso favor.

Realmente este pequeno espaço vital de nosso corpo é a morada de um grande potencial onde podemos buscar ideias e idéias, conceitos e planos para que se tornem realidade, materializando nossos objetivos e criações. O poder da mente é uma ferramenta bastante forte e trabalhá-la de maneira favorável pode resultar em coisas positivas para nossa vida e nossa jornada.

Sabemos exatamente quem controla nossa mente? É imprescindível saber a resposta. Uma coisa é certa, quem controla nossa mente leva uma grande vantagem sobre nossas vidas.

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Provérbios 4.23

Aquele que ocupa o maior tempo em nossa mente será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Deus, nos deu a capacidade de pensar, raciocinar, refletir, criar e etc… Infelizmente devido ao nosso afastamento dele, nossa mente foi canalizada para o mal, ela se corrompeu.

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” Tiago 3.13 – Bíblia Sagrada

Acredito que um dia já ouvimos falar que o primeiro passo para que algo se torne real é sua criação mental. De fato, não existe nada que conseguimos colocar em prática sem que antes isso tenha passado pela nossa mente. Por isso, é fundamental encarar que o poder da mente pode ditar nossos rumos.

Aprendi que quando não temos o controle dos nossos pensamentos ou não entendemos como trabalhar a mente, passamos por situações complicadas ou somos conduzidos a um mundo que não é o ideal.

Através das minhas experiências também aprendi que uma crença positiva elimina estresses e ansiedades promovendo noites maravilhosas de sono. Se amparados por tal crença, até porque o ponto central nunca deve ser o problema em si, podemos encontrar as melhores soluções para resolvê-los e seguir em frente.

 

Acredito estar registrando, embora não seja nenhuma novidade, que a chave para grandes conquistas está principalmente no que se passa em nossa mente. Então, para nos sentir mais autoconfiantes, focados e mentalmente saudáveis, a dica é descobrir como utilizar o poder da mente ao nosso favor.

Na verdade, não é preciso uma grande técnica e nem um segredo inovador para que o poder da mente passe a jogar ao nosso lado e sim pequenas atitudes, mudanças de comportamento e alterações no estilo de vida que podem fazer uma grande diferença.

Muitas vezes tendemos a sofrer em excesso por situações que não estão sob nosso controle. Quantos de nós já não perdemos o controle de nossa vida? Para novamente reassumirmos tal posição devemos levar em conta uma tomada de decisão influenciada pela intencionalidade de uma mente consciente.

Ser fraco é gastar nossas energias e nosso valioso tempo em algo que não está sob nosso controle e que não podemos modificar. Ter desejos, objetivos, projetos apaixonantes e sonhos é essencial e muito importante para ser feliz e encontrar sentido na vida e o que ocorre em nossa mente é essencial para alcançar tais conquistas e fortalecer nossa autoestima.

A vida não é perfeita. Não é, não foi e nunca será. Portanto, é muito importante dizer a si mesmo: “tentarei fazer com que as coisas deem certo e colocarei todas as minhas forças nisso, mas se não derem certo, há coisas que não dependem de mim e não ficarei nervoso além do necessário.” Outras portas se abrirão, mas nossa mente continuará sendo nosso maior campo de batalha.

Aquilo que se vê dominou o que não se vê! Talvez, a maior influência na nossa atitude e personalidade seja o que dizemos a nós mesmos e no que acreditamos.

Bem, o grande problema não é o que acontece conosco, mas como respondemos internamente ao que acontece. Isto certamente irá determinar quais serão nossos pensamentos e sentimentos, o poder da nossa mente e, por último, nossas ações. Talvez, a maior influência em nossa atitude e personalidade seja exatamente o que iremos dizer a nós mesmos e no que acreditaremos.

Como a nossa qualidade de vida também é reflexo de como nos sentimos em cada momento, sem dúvidas um dos nossos objetivos deve ser manter o nosso pensamento no que desejamos e tirar da nossa mente o que não queremos ou os nossos medos. Certamente tal feito poderá ser uma grande batalha. É assim que é… nossa mente sempre será um campo onde travaremos batalhas épicas.

Há, os desafios são bons para o crescimento e por esta razão não devemos desprezá-los. Em nossa jornada enfrentaremos continuamente diversos diversos deles que poderão vir em forma de dificuldades, problemas e desapontamentos, adversidades e derrotas temporárias. Inevitavelmente, eles fazem parte do que é: ser humano.

Quanto mais recorrermos às nossas reservas mentais para de forma efetiva enfrenta-los, mais iremos crescer e nos tornar uma pessoa melhor e mais forte. Na verdade, sem aquelas adversidades, não teríamos aprendido o que era necessário e não teríamos desenvolvido as qualidades e o caráter que possuímos hoje.

Muito da nossa capacidade de atingir o sucesso está diretamente relacionada à forma com que mentalmente encaramos a vida. Uma característica de pessoas superiores é sempre saber reconhecer a inevitabilidade dos desapontamentos e derrotas temporárias, e os aceitar como uma parte normal e natural da vida. As pessoas superiores fazem tudo o que podem para evitar problemas, mas quando surgem, aprendem com eles, passam por cima e continuam em frente, na direção de seus sonhos. Uma mente forte uma vida vitoriosa.

Cultivar pensamentos positivos é um exercício diário. E pode ser que, inicialmente, tenhamos que dedicar um pequeno esforço. Mas, com o tempo, perceberemos que ao adotar uma postura mais otimista diante de desafios e problemas será muito mais fácil atingir nossas conquistas. Na vida pessoal, uma mente positiva com pensamentos positivos funciona como um fator motivacional muito importante na realização de projetos!

Mente forte coração saudável!

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

UA-132776669-1