Direito Vagner Cesar de Freitas

Tire suas dúvidas sobre a aposentadoria por tempo de contribuição e idade – Parte 2

Vagner Freitas
Escrito por: Vagner Freitas

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Por Vagner César de Freitas – Atualmente a aposentadoria por tempo de contribuição, exige o requisito de tempo sendo 30 anos de idade para mulher e 35 anos para os homens, independente da idade, nesse caso com a aplicação do fator previdenciário. A ideia do governo então, será agregar uma idade mínima como requisito cumulativo com o tempo.

A PEC pretende acabar com a aposentadoria por tempo pura, criando uma única que requer a idade mínima de 65 anos. (destaca-se que esse patamar de 65 anos será majorado a medida que aumentar a expectativa de vida do brasileiro e tempo de contribuição).

Aposentadoria por Idade

Como já comentado em outras matérias, incremento pretendido de certo irá prejudicar em muito os mais pobres, haja vista que  houve quem propusesse a idade mínima de 70 anos que está acima da expectativa de vida das classes D e E.

Como consignado acima, o governo pretende criar uma única Aposentadoria que reúne os requisitos de idade mínima e tempo de contribuição. Atualmente para aposentadoria por idade exige uma carência mínima de 15 anos de contribuição  e 60 anos de idade para mulheres, e 65 anos para os homens.

Sobre o autor

Vagner Freitas

Vagner Freitas

Vagner Cesar de Freitas é advogado
[email protected]

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: