Cultura Flávia Camile

Surpreendente o tema do Enem ter surpreendido

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

Por Flávia Camile – Muitos alunos e professores ficaram pasmos com o tema abordado pela redação Enem. Mas, a pergunta que não quer calar: o tema surpreendeu pela falta de conhecimento dos alunos para argumentar sobre o assunto ou pelo  fato de ser um assunto não esperado para numa prova de tão grande escala?

Sejam um desses ou quaisquer outros o motivo da surpresa, é interessante que o Inep tenha possibilitado um espaço de discussão sobre um assunto que sempre existiu, mas que até então  parecia ter caído no esquecimento para a maioria.

Na segunda-feira posterior ao Enem, já havia programas televisivos entrevistando e promovendo discussão sobre os surdos. E essa agitação se torna significativa, pois traz luz ao que precisa ser debatido e melhor informado a população.

Por mais que incomode saber que muitos dos estudantes nem sequer sabiam o que era a Libras e não tinham ideia do que propor como intervenção ou até mesmo argumentação no texto, muito provavelmente esse tenha sido um pequeno, mas significativo passo para um olhar mais empático para com os surdos e também para com muitas outras pessoas que têm seus direitos esquecidos ou sofrem com a discriminação e o preconceito de grande parte da sociedade.

Imagem: Reprodução/Internet

 

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: