Gastronomia Karina Bertocco

Super frutas; dica da Chefe

Karina Bertocco
Escrito por: Karina Bertocco

Por Karina Bertocco –  Fui convidada para participar do programa Mais Saudável da TV Rede Século 21. O tema era Frutas vermelhas. Foi muito bacana participar e ensinar a fazer um minestrone de frutas vermelhas para você não jacar tanto na hora da sobremesa e mesmo assim se deliciar nesse calor em pleno inverno que anda fazendo por aqui.

Participaram também uma nutricionista e um nutrólogo, ambos contando sobre os vários benefícios das frutas vermelhas, que vão muito além das blueberrys, framboesas e morangos. Também são consideradas frutas vermelhas frutas como melancia, açaí, jabuticaba, groselha, amora, cramberry, goji Berry, cerejas, acerola, romã, uva, maçã, pêssego, pitaya, ameixa, tomate.

 

Com certeza muitas dessas frutas você consome rotineiramente, mas pode acrescentar mais algumas também, porque não? Apenas ressaltando que a melhor forma de consumir essas frutas é sem duvida na sua forma mais natural e fresca possível. Mas muitas vezes encontramos as frutas de forma desidratada e que também pode compor uma refeição nutritiva, porém dessa forma desidratada elas ficam mais calóricas e perdem a água que também nos hidrata bastante. Então, consuma com moderação.

As frutas vermelhas são muito famosas pelo seu poder antioxidante, por conterem antocianina elas ajudam na redução do colesterol, possuem baixo índice glicêmico, contem vitaminas do complexo B, acido fólico, vitamina A, potássio, ferro, cálcio, fibras, entre outros nutrientes. Por isso, inclua uma boa variedade de frutas vermelhas na sua alimentação. Consuma como sobremesas, com iogurtes, in natura, smoothies agora com o calor também são uma excelente opção.

A receita do minestrone de frutas vermelhas ficou divina. Por isso compartilhei nas minhas redes sociais, e resolvi compartilhar também por aqui.

 

 

Ingredientes:

400 g de frutas vermelhas variadas (eu usei amora, framboesa, morango, mirtilos, cereja e groselha)

2 colheres de sopa de açúcar demerara orgânico

1 cálice de amarula

1 cálice de leite de amêndoas

suco de ½ limão

 Bata tudo no liquidificador e peneire. Deixe na geladeira até utilizar.

 Para acompanhar fiz um pralinê de pistache para dar uma textura crocante e utilizei sorvete light de baunilha.

Muito fácil de fazer, muito prático e você já pode surpreender seus convidados esse final de semana, que tal? Se fizer, me conta!

Abaixo segue o link do programa do dia 06/09/2017.

https://www.rs21.com.br/entretenimento/mais-saudavel/frutas-vermelhas-mais-saudavel-06092017/

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Karina Bertocco

Karina Bertocco

Formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com curso de harmonização na Le Cordon Bleu em Paris, cursos de confeitaria e panificação na escola do Chef Rogério Shimura. Apaixonada por viagens, passei por mais de 20 países conhecendo novos sabores e culturas.

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